Medida atingirá todos os acessos à cidade
O município de Palotina inicia na quarta-feira, dia 15, uma barreira sanitária nas quatro entradas da cidade com o objetivo de reforçar o combate a proliferação do coronavírus .
O processo envolverá médicos veterinários residentes, da Universidade Federal do Paraná e agentes da Vigilância Sanitária, os quais irão aferir as condições epidemiológicas das pessoas que desejam entrar na cidade.
O Ministério da Saúde publicou recentemente a Portaria 639/2020, instituindo a Ação Estratégica ‘O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde’, voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais de 14 categorias da área da saúde, entre elas, a dos médicos veterinários.
Ontem a tarde houve uma reunião no antigo Fórum, onde foram apresentadas as ações que serão realizadas pelas equipes.
A secretária de Saúde, Eliane Signor explicou os detalhes desta ação que servirá para orientar a população sobre os cuidados de prevenção ao covid-19.
Ficou estabelecido que a barreira sanitária será realizada entre às 7 horas da manhã às 19 horas.
O foco da fiscalização será verificar sintomas como tosse, coriza ou dificuldade para respirar, além de medição de temperatura e questionamentos quanto à movimentação, circulação e contatos nos últimos 14 dias.
Caso sejam constatados alguns destes sintomas, acompanhado de febre, as pessoas serão encaminhadas imediatamente para a central de atendimento, instalada no Centro de Convivência da Família, o Clube do Vovô, na praça XV de Novembro, em Palotina.