Rádio Difusora do Paraná

Pandemia provocará mudança de paradigma nas eleições

Advogados eleitorais anteveem um aumento de denúncias de casos de abuso do poder político e econômico

 

A campanha eleitoral oficial terá início no dia 27 de setembro, apenas 49 dias antes do dia da votação para o primeiro turno, 15 de novembro.

Se a busca do voto corpo a corpo era a tônica das eleições municipais anteriores, o palco muda com a pandemia do novo coronavírus e leva os candidatos a buscarem seus eleitores majoritariamente no ambiente virtual, utilizando principalmente as redes sociais, já que a necessidade de isolamento social impede que a campanha seja feita em comícios, carreatas ou por visitas a ambientes movimentados.

Hipoteticamente, a situação tende a beneficiar quem busca a reeleição.

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral e advogados eleitorais anteveem um aumento de denúncias de casos de abuso do poder político e econômico nas eleições municipais.

Isso porque, o estado de calamidade pública decretado com a pandemia de Covid-19 abre a possibilidade de veiculação, por órgãos públicos municipais, de publicidade institucional relativa ao enfrentamento da doença.

Vale ressaltar que nessa questão da publicidade está visível na emenda a finalidade, ao mesmo tempo que segue prevista a apuração de eventual conduta abusiva.