Rádio Difusora do Paraná

Pane no CAF pode deixar agricultores sem acesso ao crédito

Dinheiro, Real Moeda brasileira

Uma série de problemas operacionais no sistema digital tem impedido que pequenos produtores se inscrevam no Cadastro da Agricultura Familiar.

Com isso, eles podem ficar sem acesso a programas do governo federal, inclusive a linhas de financiamento.

 

Falhas no sistema prejudicam inscrições 

 

No interior do Paraná, proliferam casos de produtores que não conseguiram efetivar a inscrição no CAF.

Diante deste cenário, a FAEP tem atuado junto aos órgãos responsáveis para tentar resolver e/ou minimizar esses problemas.

O CAF foi criado no ano passado para substituir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, ou seja, quando a DAP de um pequeno produtor vencer, ele não pode renová-la: deve se cadastrar no CAF.

A inscrição no cadastro é imprescindível para que os produtores de pequeno porte sejam enquadrados como agricultores familiares.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar reconhece as dificuldades operacionais no sistema do CAF e ampliou por um ano a validade das DAPs que venceriam entre 8 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024.

O problema é que a prorrogação não vale para as declarações que venceram antes de 8 de fevereiro deste ano.

A determinação do Ministério do Desenvolvimento Agrário é para que esses produtores se inscrevam no CAF, no entanto, como os problemas de funcionamento têm impedido a inscrição no cadastro, esses agricultores permanecem numa espécie de limbo.

Para se inscrever no cadastro, o produtor precisa procurar o Sindicato Rural de seu município ou uma entidade integrante da Rede CAF, como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

Além de fornecer dados pessoais de todos os dependentes e da propriedade, o agricultor familiar precisa anexar documentos que comprovam as informações prestadas, como notas fiscais de compra e venda e comprovante de endereço.

Os dados são cruzados com mais de 30 bancos de dados, incluindo o da Receita Federal e do Cadastro Único.