Para conseguir atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de vacinar pelo menos 4 milhões de pessoas contra a Covid-19 até o final de maio, o Paraná terá de acelerar e muito o ritmo da imunização da população paranaense.
Segundo levantamento, desde que a população paranaense começou a ser vacinada, no final de janeiro, pouco menos de 11 mil pessoas estão sendo imunizadas por dia no Estado.
Para conseguir cumprir com a meta, então, seria necessário acelerar em cinco vezes o ritmo da imunização no Paraná.
Os dados, levantados a partir das informações divulgadas diariamente pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), mostram que desde o início da vacinação da população paranaense contra a Covid-19 correram cerca de 40 dias de trabalho, com os esforços para imunização do povo acontecendo entre segunda e sábado.
Em média, então, 10.967 pessoas foram vacinadas por dia no estado, somando um total de 438.661 pessoas que tomaram ao menos a primeira dose, o equivalente a 3,8% da população paranaense.
Para alcançar a meta de 4 milhões de pessoas imunizadas (o que significaria que um terço da população estaria protegida contra o coronavírus), então, seria necessário acelerar o ritmo da vacinação em cinco vezes.
O cálculo considera que até o dia 31 de maio teríamos 68 dias em que aconteceriam a vacinação, excetuando-se domingos e feriados; e assim sendo, seria necessário que 52.400 pessoas tomassem a primeira dose do imunizante por dia, em média.
Conforme a Secretaria de Saude, o que acontece, na realidade, é que o grande problema hoje não é acelerar o ritmo da vacinação em si, mas sim conseguir doses suficientes do imunizante para conseguir ampliar o número de doses aplicadas diariamente.