Conectado com

Agricultura

Para Iapar, Paraná pode ser tornar o maior produtor de frutas do Brasil

Ilustrativa

O Paraná é o sexto estado do Brasil que mais produz frutas, mas tem potencial para ser o primeiro, segundo o pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná, Sérgio Carvalho.

 

Atualmente o Estado é o sexto que mais produz frutas

 

Ele estuda a fruticultura no Estado há quase 50 anos e foi um dos responsáveis por avanços em diversas culturas, como o zoneamento de citros, uva e banana.

São Paulo lidera a produção nacional, principalmente em decorrência da laranja, o Rio Grande Sul por causa da uva, enquanto Pernambuco e Bahia produzem muitas frutas tropicais.

Conforme Carvalho, o Paraná está abaixo desses estados, mas tem ótimas condições geográficas, de clima e solo para liderar em nível nacional.

O pesquisador dá como exemplo a proximidade da região Oeste do Paraná com Foz do Iguaçu, segundo maior destino turístico do país e onde muitas frutas consumidas pelos turistas são importadas de outros estados.

Carvalho também lembra que a predominância de pequenas propriedades no Paraná é outro fator que pode contribuir para o Estado produzir mais frutas.

Fruticultura é uma atividade econômica com riscos e peculiaridades que vem ao encontro da agricultura familiar.

O profissional do Iapar observa que o produtor de abacaxi, por exemplo, pode faturar em torno de 50 mil por hectare em uma safra, muito mais que a soja.

A mão de obra, no entanto, está faltando no campo e a cultura exige muito trabalho manual.

Para alcançar melhores resultados na fruticultura, sugere o pesquisador, é fundamental que sejam criadas políticas públicas de incentivo à cadeia produtiva.

Na última semana, pesquisadores do Iapar e o extensionista da Emater Célio Potrich, junto com técnicos da iniciativa privada, realizaram um curso sobre viticultura para dezenas de pessoas no Polo Regional de Pesquisa do Instituto Ambiental do Paraná, em Santa Tereza do Oeste.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Presidente do Sindicato Patronal de MCR participa da assembleia da Faep

Diversos assuntos estiveram ontem na pauta da Assembléia Geral da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, em Curitiba.

Além de vários dirigentes do Sistema Faep procedentes dos mais diversos municípios paranaenses, o evento contou com a presença do governador Ratinho Jr., e do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes.

Participante da Assembléia, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, destaca os principais temas debatidos na oportunidade….

 

Continue Lendo

Agricultura

Colheitadeiras avançam no campo e colheita deve ser das melhores

Ilustrativa

Depois de um início de plantio bastante temeroso, haja vista que o período foi marcado por clima seco, a realidade da agricultura regional é outra e a expectativa é cada dia maior em relação a uma grande colheita.

Passado o período de frustração, inclusive com alguns produtores rurais sendo obrigados a promover o replantio em suas lavouras, as condições climáticas foram se tornando das mais favoráveis.

Pequenas áreas plantadas mais ao cedo já foram colhidas e, como era de se esperar, a produtividades não foi das melhores em razão da seca que afetou o início do ciclo.

A partir desta semana a tendência é que haja um aumento acentuado no número de colheitadeiras indo a campo, embora o auge da colheita de soja deva ocorrer há aproximadamente 15 dias.

As empresas do setor já estão recebendo a produção da safra de verão 2019/2020, como é o caso da Agrícola Horizonte, segundo explica o assessor de vendas de insumos agrícolas, Valdair Schons..

 

Continue Lendo

Agricultura

Agronegócio é responsável por 77,6% das exportações do Paraná

Repórter – Rodrigo Arend…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.