Rádio Difusora do Paraná

Paraguai decreta aumento de restrições em 23 cidades por causa da pandemia

Medidas valem até o dia 4 de abril

 

Assim como no Brasil e especialmente no Paraná, o Paraguai decretou ontem a noite medidas mais severas para conter o avanço do coronavirus.

A partir de hoje a prática de esportes amadores e de contato está suspensa e os trabalhos no setor público serão feitos por escala, até às 13 horas no horário local.

Em 23 cidades  foi determinada  a suspensão das aulas e a circulação é  restrita: Assunção, Luque, Lambaré, San Lorenzo, Fernando de la Mora, Mariano Roque Alonso, Ñemby, Villa Elisa e Guarambaré no departamento Central.

Outras cidades do país com restrições serão Ciudad del Este, Encarnación, Fram, Hohenau, Coronel Bogado, Ayolas, Caacupé, Caazapá, Caraguatay, Paraguarí, Pilar, San Bernardino, San Juan Bautista e Villarrica.

Nesses locais serão realizados controles policiais e militares e permitida apenas a circulação para atividades essenciais.

Eventos sociais serão suspensos e a atividade das casas noturnas ficará restrita a partir das 20 horas.

O ministro paraguaio  da Saúde, Júlio Borba, alertou que os serviços de saúde estão lotados e os leitos de terapia intensiva estão 100% ocupados nos setores público e privado.

Segunbdo ele  na última semana foi registrado um recorde de casos, com cerca de 12.000 testes positivos, três mil casos a mais que na semana anterior.

O ministro acrescentou que as medidas se estendem até 4 de abril, porém poderão ser modificadas durante o período.

O governo adiantou que para a Páscoa, mais restrições poderão ser adotadas, devido a possibilidade de viagens e riscos de dispersão.