Rádio Difusora do Paraná

Paraná caminha para reconhecimento de área livre de aftosa

O Paraná recebeu nesta semana o parecer favorável do comitê técnico da Organização Mundial de Saúde Animal  e  com isso deu mais um passo para o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação.

O anúncio foi feito  ontem pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em audiência virtual com o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Também foram reconhecidos os pleitos do Rio Grande do Sul e do Bloco I  que reúne Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso.

Na pratica isso significa que as três solicitações brasileiras foram recomendadas para avaliação final durante a 88ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE, que ocorrerá no período de 22 a 28 de maio deste ano, no formato virtual.

O Paraná obteve reconhecimento nacional de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação em agosto do ano passado e essa validação da OIE é mais uma conquista histórica para o setor agropecuário.

O Estado é o maior produtor e exportador de produtos da cadeia animal do País, com liderança em avicultura e piscicultura.

O governador Ratinho Jr ao comemorar a noticia, disse que o Estado aguarda isso há muitos anos….

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2021/03/FAN-REGIS-2.mp3?_=1

 

Na audiência ontem, a   ministra Tereza Cristina afirmou que a fase vencida pelo Paraná foi a mais difícil.

Neste momento, de acordo com os trâmites de avaliação da OIE, todos os 182 Delegados da Organização serão comunicados da decisão e terão o prazo de 60 dias para solicitar informações sobre os pleitos brasileiros, de forma a sustentar a votação durante a 88ª Sessão Geral.