Rádio Difusora do Paraná

Paraná confirma 42 novos casos de coronavirus com 03 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nova atualização da situação de pacientes confirmados com o novo coronavírus: são 42 novos casos e 03 mortes no final de semana.

O Estado se aproxima de mil casos da doença 

No total, o Paraná registra 987 casos confirmados e 50 mortes de residentes no Estado com a doença.

Os pacientes que morreram são dois homens residentes de Apucarana com idades 47 e 51 anos e uma mulher de Londrina de 56 anos.

Os novos casos ocorreram em Amaporã, Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Cruzeiro do Sul, Curitiba, Guaíra, Guarapuava, Lapa, Londrina, Maringá, Paranacity, Pato Branco, Pinhais, Planaltina do Paraná, Ponta Grossa, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, Tamboara.

Um caso da Fazenda Rio Grande foi transferido para Curitiba.

Um caso de Santa Isabel do Ivaí foi transferido para Planaltina do Paraná e um caso de Foz foi transferido para Santa Terezinha de Itaipu.

O Paraná completou um mês do decreto do governo que suspendeu serviços e atividades consideradas não essenciais e que também recomendou para a população o isolamento social, de preferência sem sair de casa.

Aulas nas escolas particulares e públicas também foram suspensas, assim como as universidades.

Quando o Estado decretou a suspensão dos serviços, a Secretaria de Estado da Saúde registrava apenas 23 casos, isso no dia 19 de março — eram seis casos confirmados no dia 12, depois mais sete no dia 18 e outros dez no dia 19.

Ao fazer o decreto, o Estado seguia as recomendações da Organização Mundial da Saúde e de autoridades brasileiras da saúde. Naquela época, a Secretaria de Saúde trabalhava com a ideia do afastamento social para poder controlar os casos de coronavírus.

Ainda assim, a visão mais otimista era de que o Estado teria cerca de 10 mil casos da doença, sendo que 15% a 20% deste total iria necessitar de internamento e um terço deste teria que ter apoio de respiradores em UTI.

Passado o primeiro mês desde o decreto — que já passou por reformulações — o Estado registrava até ontem 987 casos do novo coronavírus e atingiu a triste marca de 50 óbitos pela doença.