Conectado com

Geral

Paraná deve conquistar dia 15 o certificado de área livre de aftosa sem vacinação

Em audiência pública realizada ontem, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou que o Paraná segue firma para ser o segundo estado brasileiro livre da febre aftosa sem vacinação.

 Isso deverá garantir a abertura de novos mercados mundiais 

O debate foi proposto pelos deputados federais José Carlos Schiavinato e Jerônimo Goergen.

Na ocasião, Luciane de Cássia Surdi, presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, representando a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, expôs a trajetória para consolidar o estado como o primeiro a conseguir a condição.

A audiência esclareceu pontos sobre o fim da vacinação, veementemente defendida pelo secretário Norberto Ortigara.

Ao mencionar que a retirada da vacinação é um momento importante e aumenta a responsabilidade de todos, ele acrescentou que 100% das propriedades rurais já estão georreferenciadas como ferramenta de vigilância.

Para o deputado Schiavinato, a retirada da vacina é parte do processo de reconhecimento do Paraná como área livre de aftosa sem vacinação, status que irá contribuir para que os produtos da pecuária alcancem mercados internacionais.

Segundo Bruno Cotta, Diretor Substituto do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Diego Viali, Chefe da Divisão de Febre Aftosa do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários da Pasta, a Análise de Custo e Benefício realizada no Paraná em 2010 demonstrou que em 20 anos o impacto econômico pode chegar a 1 bilhão e 500 milhões de reais com a nova condição sanitária.

A redução ao produtor do custo com vacinação obrigatória seria imediata.

Atualmente, no Brasil, são utilizadas aproximadamente 330 milhões de doses, representando um custo aproximado de 500 milhões de reais.

Apenas no Paraná, o custo chega a 40 milhões de reais com a vacina.

A tendência é que na próxima terça-feira, dia 15, o Paraná deverá ser oficialmente declarado como área livre de aftosa sem vacinação.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Itaipu anuncia R$ 5 milhões à conclusão das obras do Teatro Municipal

A expectativa é de que, com isso, a obra seja finalizada e entregue à população

Encontro realizado nesta tarde de sexta-feira (21), na Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon), reuniu lideranças políticas e empresariais, como o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, o prefeito Marcio Rauber, os deputados Elton Welter, Professor Lemos e Hussein Bakri, o presidente da Acimacar, Paulo Grenzel, vereadores, secretários municipais, entre outros.

Na ocasião, Verri anunciou recursos da ordem de R$ 5 milhões, por parte da Itaipu, à conclusão do Teatro Municipal Hedio Strey.

Os valores a serem liberadores serão utilizados para parte do projeto cênico, que envolve o urdimento, a mecânica e a vestimenta (cortinas) do palco, além do paisagismo, acabamento na casa cultural, estacionamento, projeto de prevenção contra incêndio e definitiva para toda a estrutura. A expectativa é de que, com isso, a obra seja finalizada e entregue à população.

O prefeito Marcio Rauber agradeceu o empenho da Itaipu em prol do município rondonense.

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e texto

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, sala de redação e texto

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, sala de redação e texto

Pode ser uma imagem de 8 pessoas e texto

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Professores do Martin Luther participam de Encontro Nacional em Santa Catarina

Foto: Martin Luther

Encontro discute o poder transformador das abordagens participativas na formação da criança

 

Cerca de 200 professores da educação infantil de toda a Rede Sinodal de Educação – IECLB estão reunidos em São Bento do Sul – SC, participando do Encontro Nacional de Professores de Educação Infantil, que acontece hoje e amanhã.

O evento, que tem como tema central “O poder transformador das abordagens participativas na formação da criança”, busca aprofundar os conhecimentos dos educadores sobre metodologias ativas e engajadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

O Colégio Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, está marcando presença no encontro com um grupo de professores.

A participação da escola demonstra seu compromisso com a formação continuada de seus profissionais e com a implementação de práticas pedagógicas inovadoras que garantam uma educação de qualidade para seus alunos.

Por meio das palestras, oficinas práticas e de momentos de troca de experiências, os professores estão tendo a oportunidade de refletir sobre o papel essencial do educador como facilitador da aprendizagem e de descobrir novas estratégias para estimular a autonomia, a criatividade e a colaboração entre as crianças.

 

Continue Lendo

Geral

Mobilização para vacinar contra a influenza acontece amanha na sede rondonense

Geraldo Bubniak/AEN

Neste sábado, a Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon realizará das 8h às 12h, uma ação de mobilização objetivando à vacinação contra a influenza (gripe).

O serviço será disponibilizado apenas na sede municipal, conforme explica o secretário rondonense de saúde, Leandro Dalamaria…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.