Rádio Difusora do Paraná

Paraná encerrou 2020 com mais de 52 mil novos empregos

Indústria conseguiu reverter  tendência negativa causada pela pandemia

 

Mesmo com a pandemia, a criação de postos de trabalho com carteira assinada foi a melhor na economia paranaense desde 2013.

Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados , as empresas abriram 52.700  novas oportunidades, 2,39% a mais do que em 2019.

O resultado foi o segundo melhor no país, perdendo apenas para Santa Catarina.

Todos os setores contrataram mais do que demitiram no Paraná e a  indústria liderou a abertura de novas vagas, com o surgimento de 24.800 oportunidades de trabalho, ou 47% do total.

Conforme o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Carlos Valter Martins Pedro, a pandemia, em um primeiro momento, afetou todos os setores da economia com a redução dos negócios e criação de expectativas negativas, mas a indústria do Paraná conseguiu reverter essa tendência.

Segundo ele o  setor foi beneficiado pelo bom desempenho do segmento alimentício , motivado pelo aumento da demanda, que criou 12.300 empregos.

Entre janeiro e novembro, a produção cresceu 9,3% em relação a igual período do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.