O Paraná consolidou sua liderança nas apreensões de drogas no Brasil em 2024, com destaque para a maconha e a cocaína.
Segundo dados divulgados, o Estado foi responsável pela maior quantidade de apreensões de maconha no país, e um papel central nesse resultado foi desempenhado pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).
De acordo com a Polícia Militar, mais de um terço das drogas apreendidas no Estado são resultado da atuação do BPFron, especialmente na região de fronteira.
Essa ação impacta diretamente na segurança pública, reduzindo o tráfico de drogas que atinge não só o Paraná, mas também outros estados e até países vizinhos.
A operação do BPFron ocorre em parceria com outras forças de segurança, como o NEPOM (Núcleo Especial de Polícia Marítima) de Guaíra, que colabora de forma estratégica no bloqueio de rotas utilizadas pelos traficantes.
O comandante do BPFron, major Divonsir, destaca que essas iniciativas fortalecem o controle das fronteiras e resultam em reflexos positivos para a sociedade, diminuindo o impacto do tráfico sobre as famílias.
O major Divonsir, atribui o sucesso dessas operações ao engajamento da tropa. O modelo de liderança é baseado no exemplo, com gestores e oficiais que trabalham lado a lado com os policiais em campo. Essa abordagem tem fortalecido o compromisso e o entusiasmo da equipe, resultando em uma atuação eficaz e diferenciada.
O comandante do BPFron finaliza, reafirmando que o Paraná mantém sua posição como referência nacional em segurança pública, com o BPFron desempenhando um papel essencial no combate ao tráfico de drogas e na proteção da sociedade.
Ouça entrevista major Divonsir…