Conectado com

Agricultura

Paraná reduz em até 50% uso de agroquímicos na soja

O Instituto Emater e a Embrapa Soja tiveram bons resultados no manejo de pragas e doenças nas últimas safras de soja no Paraná.
A redução no uso de agroquímicos em alguns casos chegou a 50%.
A perspectiva é melhorar ainda mais os números com o uso de uma nova plataforma digital, que vai ajudar os produtores.
A previsão é de que a plataforma esteja em pleno funcionamento na próxima safra, reunindo um banco de dados que oriente o produtor a saber o período e a quantidade para a aplicação de produtos na plantação.
Para desenvolver o projeto, foi assinado um protocolo de intenção entre Emater, Embrapa Soja, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campi Cornélio Procópio e Dois Vizinhos, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
De acordo com o gestor estadual do Projeto Grãos da Emater, Edivan Possamai, o Instituto e a Embrapa Soja estão há seis anos trabalhando em conjunto na área de manejo de pragas e doenças.
Segundo ele, nas últimas safras caiu pela metade a aplicação de inseticida nas áreas onde foi realizado o manejo integrado de pragas, reduzindo custos de produção sem reduzir a produtividade……
No manejo integrado de doenças o resultado também foi bom e nas últimas três safras a redução no uso de fungicidas foi de 35%.
Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Soja: Paraná registra segundo foco de ferrugem-asiática da safra 2019/2020

A ferrugem-asiática da soja é a principal doença na cultura da soja e possui um custo médio de US$ 2,8 bilhões por safra no Brasil. Foto: Canal Rural

Segundo o Consórcio Antiferrugem, a doença foi confirmada em Castro (PR). O caso anterior aconteceu em Ubiratã, também no estado

Continue Lendo

Agricultura

Adapar alerta para fim do alongamento de prazo de atualização cadastral

Até o dia 20 continua em todo o Estado o processo de atualização cadastral das propriedades que possuem bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, equinos, aves e peixes, dentre outros, para fins comerciais ou de lazer.

A etapa terminaria no dia 30 do mês passado porém o baixo índice de atualização em todo o Paraná, fez com que a Adapar estendesse o prazo por mais 20 dias.

O médico veterinário Loreno Egidio Tafarel, faz questão de explicar as razões pelas quais a Adapar está apelando para a consciência dos produtores, para que atualizem seus cadastros….

 

Nos municípios que compreendem a área de ação da unidade veterinária local, os números até hoje são os seguintes:

Entre Rios do Oeste: 223 atualizações, faltando 52 de um total de 275 propriedades.

Quatro Pontes: 339 comprovações, faltando 63 de um total de 402 proprietários.

Pato Bragado: das 344 propriedades, atualizaram 262 e faltam atualizar 82.

Mercedes: de 545 propriedades, atualizaram 499 e faltam atualizar 46.

Marechal Cândido Rondon: atualizaram 1548 e ainda faltam enviar os dados oficiais e atuais 400 proprietários rurais.

O processo de atualização prossegue até o dia 20 de dezembro.

Continue Lendo

Agricultura

Diretoria define data para o Dia de Campo Copagril 2020

Copagril

Cooperados, clientes, produtores rurais e população em geral da área de abrangência da Cooperativa Agroindustrial Copagril já podem se preparar para o Dia de Campo Copagril – o Show do Agronegócio, realizado regularmente pela cooperativa e que em 2020 será nos dias 15 e 16 de janeiro, novamente na Estação Experimental em Marechal Cândido Rondon.

Os dois dias de evento são destinados para o compartilhamento de conhecimento e difusão de novas tecnologias, com novidades para a lavoura, pecuária, atividades do campo e também para o dia a dia do homem da cidade.

Conforme o superintende agropecuário da Copagril e coordenador do evento, Enoir José Primon, o Dia de Campo é preparado para receber os cooperados e visitantes com o objetivo de apresentar as novidades e melhorias para o trabalho no campo.

São mais de 70 híbridos de milho, quase 60 cultivares de soja e mais de 20 espécies de pastagens que estarão em exposição para os participantes do Dia de Campo.

Primon adianta que são várias empresas parceiras que novamente farão parte do nosso grande Show do Agronegócio.

Com novidades para a agricultura e pecuária, também máquinas e implementos, além dos vários parceiros das Lojas Agropecuárias que também fazem parte do nosso grande pavilhão, atendendo os visitantes do campo e da cidade.

A Copagril completará 50 anos em agosto de 2020 e a realização do Dia de Campo é um dos grandes eventos programados para a comemoração.

Os dias de campo fazem parte da trajetória da cooperativa desde o princípio de sua atuação, onde a disseminação do conhecimento, a inovação e a melhoria são fundamentais para o desenvolvimento dos cooperados, fortalecendo a produção agrícola e pecuária.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.