Conectado com

Geral

Paraná registra 104 mortes por gripe desde janeiro

Com mais três óbitos confirmados pelo vírus da gripe, o Paraná soma 104 mortes de janeiro de 2019 até a ultima terça-feira.

A informação foi divulgada ontem pelo Informe Influenza, que monitora semanalmente os registros das síndromes respiratórias no Estado.

As mortes confirmadas ocorreram em Curitiba (mulher 93 anos), São Mateus do Sul (mulher 82 anos), e Foz do Iguaçu (mulher 78 anos).

A faixa etária acima dos 60 anos é a que registra maior número de mortes por gripe, com 53,85%.

Além da idade, considerada como fator de risco, as mulheres apresentavam outras doenças crônicas e não foram vacinadas.

Outros fatores apontados como risco para as complicações da Influenza são doenças cardiovasculares, pneumopatias, diabetes, doenças neurológicas, renais, hepáticas e hematológicas, além de obesidade e asma.

De acordo com o boletim, o Paraná registra 527 casos confirmados de Influenza.

O vírus H1N1 é o subtipo em maior circulação, responsável por 446 casos.

Apresentam mais ocorrências a Região Metropolitana de Curitiba com 171 casos; Foz do Iguaçu com 58; Ponta Grossa com 36; e a região de Maringá com 25 casos confirmados.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Número de casos de dengue sobe para 85 em Quatro Pontes

Centro da cidade é a região de maior risco.

Quatro Pontes vive uma epidemia de dengue.

O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti está em 4,1%, segundo o Levantamento de Índice Amostral, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é menos de 1%.

Ontem, conforme boletim da Secretaria de Saúde, há 85 pessoas com dengue, 94 casos notificados, sete descartados e um em espera de resultados.

Toda a cidade está sendo acometida pela doença, mas a área de risco é a região central.

Na semana passada, o centro e bairros receberam um arrastão, realizado por um grande grupo formado por profissionais das Secretarias de Saúde e de Obras, Urbanismo e Transportes, agentes de endemias, Agentes Comunitárias de Saúde, incluindo servidores dos Departamentos de Meio Ambiente, de Fomento à Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, de Cultura, de Esportes, funcionários públicos, além de voluntários.

Amparado por caminhões, o grupo percorreu o município de casa em casa, incluindo lotes e beiras de estradas, recolhendo o maior número de materiais que servia de criadouros de larvas do mosquito.

Além disso, trabalho de conscientização foi feito na cidade

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, afirma que prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, além da zika e chikungunya.

Ação para incentivar o descarte correto de pneus como uma maneira de coibir os focos do mosquito Aedes aegypti também foi realizada pelo Setor de Controle de Endemias, quando foram coletados mais de 200 pneus.

A Associação Quatropontense de Catadores também foi orientada sobre a eliminação de criadouros de larvas do mosquito e uma das medidas adotadas é a colocação de todo o material recebido dentro de sacos de big bag para posterior seleção e enfardamento.

Continue Lendo

Agricultura

Presidente do Sindicato Patronal de MCR participa da assembleia da Faep

Diversos assuntos estiveram ontem na pauta da Assembléia Geral da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, em Curitiba.

Além de vários dirigentes do Sistema Faep procedentes dos mais diversos municípios paranaenses, o evento contou com a presença do governador Ratinho Jr., e do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes.

Participante da Assembléia, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, destaca os principais temas debatidos na oportunidade….

 

Continue Lendo

Geral

Ex-prefeito Moacir desiste da pré-candidatura na majoritária, mas pode ir à vereador

A falta de união dos partidos de oposição no município de Marechal Cândido Rondon resultou da desistência do ex-prefeito Moacir Froehlich em concorrer novamente ao Executivo Municipal.

Com esta decisão, o MDB passa a ter apenas o vereador Josoé Pedralli como pré-candidato a prefeito, enquanto o ex-prefeito Moacir poderá fazer parte da lista emedebista de candidatos a vereador.

Outro partido que está em vias de anunciar novidades é o PP. pois, conforme adiantou recentemente o seu presidente, vereador Adriano Cottica, nesta sexta-feira, dia 31, deverá ser anunciado o pré-candidato da sigla.

A considerar que Adriano não estaria disposto a aceitar o desafio e o presidente da Câmara, Cláudio Koehler, já adiantou que buscará a reeleição, um dos nomes cogitados é o do vereador e advogado Arion Nasihgil.

Vale ressaltar que atualmente ele é filiado ao MDB, porém pessoas próximas ao parlamentar mencionam que o mesmo estaria somente no aguardo da “janela partidária” para se bandear para o PP.

Como Arion também não estaria disposto a encarar no momento uma candidatura a prefeito, o mesmo acontecendo com seu pai, o também advogado Oscar Nasihgil, o Partido Progressista teria outro nome na “mesa de discussões”.

Como se diz na gíria popular e, pelo segmento que representa, a “bola da vez” seria o ex-secretário municipal de Esportes e ex-árbitro assistente da FIFA, Roberto Braatz, cujo nome estaria sendo estudado pelas lideranças pepistas.

Lideranças do PP e do PSD, que tem como maior líder microrregional o ex-deputado estadual Ademir Bier, teriam tentando convencer o empresário Elemar Lamberty a ser novamente candidato, mas a resposta foi “não”.

Também chegou a ser cogitado o sindicalista e ex-candidato Wilson Morais, atualmente filiado ao PSD, como “prefeitável”, mas seu nome estaria enfrentando resistência por parte das demais siglas de oposição.

O ex-deputado Ademir Bier mais uma vez é citado por companheiros como “o político ideal” para encabeçar a chapa de oposição, todavia, pessoas próximas a ele descartam completamente essa possibilidade.

Quem também estuda a possibilidade de candidatura a prefeito ou vice é o PDT, conforme já adiantou o professor Lair José Bersch, que na semana que vem assumirá a presidência da legenda no município.

Na manhã desta terça-feira, o ex-prefeito Moacir Froehlich, revelou os motivos que o levaram a retirar sua pré-candidatura…

 

Enquanto os oposicionistas vivem um dilema em torno de quem seriam os nomes ideais para a chapa majoritária, a situação praticamente já definir que o prefeito Márcio Rauber e o vice “Ila” serão candidatos a reeleição.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.