A estimativa geral de adolescentes nessa faixa é de 900 mil pessoas no Paraná
Uma comitiva da Secretaria da Saúde do Paraná vai à Brasília hoje para solicitar novas doses para vacinação contra a Covid-19 em adolescentes
Os representantes do Paraná vão entregar ao Ministério da Saúde um ofício assinado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, requerendo a liberação nacional da aplicação em todos os jovens de 12 a 17 anos.
No Estado, a estimativa geral de adolescentes nessa faixa é de 900 mil pessoas.
A expectativa é de que haja uma revisão do Ministério da Saúde sobre essa deliberação.
A pasta emitiu uma Nota Técnica na semana passada recomendando a vacinação apenas para adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou estejam privados de liberdade, apesar da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para toda a faixa, independente de comorbidade.
O único imunizante autorizado para adolescentes é a vacina da Pfizer/BioNTech.
O público jovens de 12 a 17 anos com comorbidades já está contemplado no Plano Nacional de Imunizações (PNI).
No Paraná, o início da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens de 17 anos sem comorbidades foi pactuada na Comissão Intergestores Bipartite durante encontro nesta quarta-feira (22).
O assunto já havia sido discutido pela Secretaria de Estado da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais do Paraná na terça-feira, dia 21 e foi oficializado em forma de deliberação para os 399 municípios.
O Ministério da Saúde ainda não enviou remessas de vacinas destinadas à imunização de menores de idade.
A vacinação deste público deverá ser realizada, neste primeiro momento, com doses remanescentes da reserva técnica, que é enviada em todas as pautas de distribuição para os municípios.