Conectado com

Geral

Parceria Copagril/Copacol incrementa a produção de tilápias na região

Imagem ilustrativa da internet

Associados  fornecem  hoje cerca de  seis milhões de peixes por ano para a Copacol

 

A tilápia é a principal espécie de peixe criada em cativeiro na região, porém a instabilidade do mercado particular traz dificuldades aos produtores.

Mesmo assim, uma das áreas que vem crescendo significativamente entre  associados da Copagril é  a produção de peixes em tanques de água doce.

Há praticamente dois anos a cooperativa replanejou a atividade, contratando um técnico para atender aos associados e promover o crescimento da piscicultura.

Conforme o supervisor de fomento da área de peixes da Copagril, Thales Serrano Silva, “nestes dois anos  praticamente quadruplicou o volume de peixes produzidos pelos associados da Copagril e isso significa que  a atividade passa por um momento de estabilidade e qualidade na parceria com a Copacol, que industrializa os pescados”.

Com a estabilidade no processo de produção, os associados da Copagril chegam a fornecer hoje aproximadamente seis milhões de peixes por ano para a Copacol.

São 36 cooperados participando da produção com propriedades  bem organizadas, que  passaram por remodelações para ficar em conformidade com a legislação e a logística necessária.

Ainda de acordo com Thales Silva, as  propriedades estão bem equipadas e os produtores devidamente orientados, para que não haja perdas nem mortalidade significativa.

O tempo de cultivo é de 250 dias, quando os peixes devem chegar no peso médio ideal, de 800 gramas, ainda que fatores climáticos possam interferir no tamanho dos mesmos em cerca de 82 hectares de lâmina de água.

O associado  Silvio Vorpagel possui em sua propriedade, na Linha Heidrich, interior de Marechal Cândido Rondon, um tanque com 6 mil e 400  metros cúbicos de lâmina d’água, onde mantém em torno de 41 mil peixes por lote.

Segundo ele, participar do programa da Copacol via Copagril é a segurança que precisava para permanecer na atividade.

Dentro do planejamento de atuação no setor de peixes, a Copagril também  está começando a produzir ração própria para o setor e assim, conforme o supervisor comercial da cooperativa, Riscala Mocelin, produtores associados ou  não associados podem  adquirir a partir deste mês de janeiro a ração de peixes produzida pela indústria local .

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Comunidade católica dá sequência hoje a programação da Semana Santa

Foto: Diocese Toledo

Tem sequência hoje a programação das igrejas católicas de Marechal Cândido Rondon , alusivas a Semana Santa.

Às 19 horas e 30 minutos celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor na matriz Sagrado Coração de Jesus e na Capela do Jardim Marechal.

Amanhã, Sexta-feira Santa de hora e hora , das 7 às 11 horas, missas na Matriz e às 15 horas Celebração da Paixão do Senhor conforme destaca o Padre Sergio Rodrigues…….

 

Continue Lendo

Geral

Presidente da Acimacar estará em “A Personalidade da Semana”

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, Paulo Grenzel, será o participante da próxima edição do programa de entrevistas “A Personalidade da Semana”.

Ele falará sobre as ações desenvolvidas em sua gestão e também das lutas ainda não vencidas, como o pleito para a instalação de uma extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Dentre vários outros assuntos, o presidente da Acimacar destacará o momento vivido pela entidade e os projetos para 2024 …..

 

A entrevista completa com o presidente da Acimacar, Paulo Grenzel, será levada ar neste sábado, a parir das 11h00, em “A Personalidade da Semana”, e reprisada no Jornal de Domingo.

 

Continue Lendo

Geral

Requião oficializa desfiliação do PT do Paraná

Divulgação

Alegação é de “desesperança” pela falta de conexão entre o que foi prometido em campanha e o que vem sendo feito

 

Durou pouco mais de dois anos a filiação partidária do ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião ao Partido dos Trabalhadores.

Na época, a assinatura da ficha junto ao novo partido foi tratada por ele como “uma renovação de votos de fidelidade ao povo brasileiro e ao país”.

Agora, como Requião deixou claro em um vídeo postado na rede social X, o sentimento junto ao partido de Lula é de “desesperança” pela falta de conexão entre o que foi prometido em campanha e o que vem sendo feito.
A desfiliação foi confirmada pelo presidente estadual do PT, deputado estadual Arilson Chiorato, nesta quarta-feira .

Fundador do MDB no estado, Requião trocou pela primeira vez de legenda para as eleições em 2022, quando perdeu a disputa pelo governo do Paraná para o reeleito Ratinho Junior .

A mudança de partido se deu, segundo Requião, porque o MDB havia se tornado “um balcão de negócios sem nenhum princípio”.

O deputado estadual Requião Filho vai seguir o movimento do pai e já declarou “que só não saiu ainda do partido por estar preso ao PT por conta da fidelidade partidária”.

A insatisfação da família Requião vem desde o início do atual governo Lula.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.