Rádio Difusora do Paraná

Parceria Copagril/Copacol incrementa a produção de tilápias na região

Associados  fornecem  hoje cerca de  seis milhões de peixes por ano para a Copacol

 

A tilápia é a principal espécie de peixe criada em cativeiro na região, porém a instabilidade do mercado particular traz dificuldades aos produtores.

Mesmo assim, uma das áreas que vem crescendo significativamente entre  associados da Copagril é  a produção de peixes em tanques de água doce.

Há praticamente dois anos a cooperativa replanejou a atividade, contratando um técnico para atender aos associados e promover o crescimento da piscicultura.

Conforme o supervisor de fomento da área de peixes da Copagril, Thales Serrano Silva, “nestes dois anos  praticamente quadruplicou o volume de peixes produzidos pelos associados da Copagril e isso significa que  a atividade passa por um momento de estabilidade e qualidade na parceria com a Copacol, que industrializa os pescados”.

Com a estabilidade no processo de produção, os associados da Copagril chegam a fornecer hoje aproximadamente seis milhões de peixes por ano para a Copacol.

São 36 cooperados participando da produção com propriedades  bem organizadas, que  passaram por remodelações para ficar em conformidade com a legislação e a logística necessária.

Ainda de acordo com Thales Silva, as  propriedades estão bem equipadas e os produtores devidamente orientados, para que não haja perdas nem mortalidade significativa.

O tempo de cultivo é de 250 dias, quando os peixes devem chegar no peso médio ideal, de 800 gramas, ainda que fatores climáticos possam interferir no tamanho dos mesmos em cerca de 82 hectares de lâmina de água.

O associado  Silvio Vorpagel possui em sua propriedade, na Linha Heidrich, interior de Marechal Cândido Rondon, um tanque com 6 mil e 400  metros cúbicos de lâmina d’água, onde mantém em torno de 41 mil peixes por lote.

Segundo ele, participar do programa da Copacol via Copagril é a segurança que precisava para permanecer na atividade.

Dentro do planejamento de atuação no setor de peixes, a Copagril também  está começando a produzir ração própria para o setor e assim, conforme o supervisor comercial da cooperativa, Riscala Mocelin, produtores associados ou  não associados podem  adquirir a partir deste mês de janeiro a ração de peixes produzida pela indústria local .