Além da preocupação no sentido de evitar o aparecimento de casos de Covid-19, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado manifesta preocupação em relação a dengue, um problema recorrente e de anos não só no município, mas a nível nacional.
No dia 18 de março, diante da confirmação de 148 casos da doença o Governo Municipal decretou Estado de Epidemia e desde o início do ano, a circulação autóctone do vírus tem causado o aumento do número de hospitalizações e situações graves, considerando ainda que as pessoas com dengue apresentam imunidade baixa e são mais suscetíveis a contrair o coronavírus.
Passados 15 dias, os dados epidemiológicos da doença crescem de forma disparada e agora são 240 notificações e 216 casos confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Diante das medidas de prevenção de parte da Secretaria, a diretora do departamento de Atenção Básica, Simoni Torquist, informa que os agentes de endemias realizam, ininterruptamente, visitas para vistorias domiciliares.
Ela considera que nesse momento em que a população está mais em casa por conta da prevenção ao coronavírus, é possível que os domicílios sejam verificados com mais atenção, eliminando todos os pontos que acumulam água parada.
Com Assessoria