Conectado com

Geral

Pato Bragado define critério para sorteio das casas construídas pela Itaipu

Assessoria

Famílias de baixa renda de Pato Bragado que se enquadraram nos critérios estabelecidos ao recebimento gratuito de 20 moradias, construídas pela Itaipu Binacional foram  reunidas ontem  pela administração  no auditório da Escola Municipal Marechal Deodoro.

As inscrições foram realizadas na última semana e as famílias que atenderem as exigências de ordem de classificação, estabelecidos pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social  foram chamadas e receberam  explicações acerca das condições para doação do imóvel p.

Na ocasião foi realizado o sorteio dos lotes com as moradias,  processo conduzido pela assistente social, Deisi Wagner Mengarda e a colaboradora administrativa, Tatiane Medin, finalizando assim, com uma capacitação sobre coleta seletiva com a técnica de Referência da Unidade de Valorização de Reciclados , Claudireni Staadlober.

A capacitação é um dos requisitos determinados pela binacional e está inserida num termo de compromisso firmado com o município.

No encontro o  prefeito Leomar Rohden, o Mano mencionou que  foi mais  uma importante parceria com a Itaipu,  que construiu as casas, enquanto o Governo Municipal providenciou a área e todos os investimentos em infraestrutura.

Dessa forma, considerando que todos os investimentos no local são oriundos do dinheiro público e que essa conquista é um desejo de muitas famílias, Mano pediu para que zelem por esse patrimônio que, cuidando com carinho para que se mantenha em dia, bonito e valorizado.

Os Termos de Doação, assim como as chaves serão assinados e entregues nos próximos dias, aos contemplados que são famílias da Associação Bragadense de Catadores, Pessoas Portadoras de Deficiência, idosos, famílias cuja composição é mulher e filhos e a mulher é a provedora do lar, famílias locatárias de habitação residencial e famílias residentes em casa cedida.

Entre os critérios estabelecidos para a doação das 20 moradias, todas com sistema de energia solar, 16 com  31,89 m² e as demais 49 m², estão a renda familiar de até um salário mínimo, o critério residir no município há pelo menos oitos e nunca ter sido proprietário de um imóvel, entre outros.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Com aumento de casos de dengue, Pato Bragado entra em epidemia e cobra fumacê.

Foto: Assessoria

Os números estão elevados

 

Diante de todas as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para controle da do mosquito Aedes aegypti, os números estão elevados, alarmantes e confirmam uma epidemia de dengue em Pato Bragado.

Quando as ações dos municípios se tornaram insuficientes diante do mosquito, um pequeno inimigo, mas com consequências desastrosas no organismo, o Governo do Estado solicita ao Ministério da Saúde que faça a aplicação especial de inseticida a Ultra Baixo Volume (UVB), conhecida popularmente como fumacê.

Trata-se de uma fumaça com baixas doses de um inseticida que permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos, presentes na região.

O pedido de envio do fumacê já foi feito por parte da Secretaria de Saúde e será enviado à 20ª Regional de Saúde.

Portanto, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado aguarda a vinda do fumacê ou uma atitude do Governo do Estado, diante da escalada de casos.

A aquisição do inseticida específico para o combate à dengue é feita pelo Governo Federal, que adquire de indústria internacional, pois não é de fabricação nacional. Posteriormente é repassado aos estados e, assim, aos municípios.

No entanto, Governo Federal está com dificuldades para aquisição e, consequentemente, o repasse também está afetado.

A falta de aquisição do inseticida não é única e exclusiva do município. Há uma hierarquia para aquisição que precisa ser respeitada. Como muitos municípios, Pato Bragado também sofre com a falta de inseticida e todas as medidas cabíveis por parte da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo tomadas.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita à população para que também faça a sua parte. Cuide dos quintais, não deixe água parada e faça uso constante de repelentes e inseticidas domésticos.
Qualquer sintoma, deve-se procurar atendimento médico.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Geral

Sindicato Rural de Marechal Rondon realiza assembleia de prestação de contas

A diretoria do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon está convocando todos os associados para Assembleia Geral Ordinária nesta quarta-feira, dia 24.

O encontro está marcado para as 14h00, no auditório da Associação Municipal dos Suinocultores, e servirá para que a diretoria da entidade preste contas do exercício financeiro de 2023.

Na ocasião, também serão apresentadas as atividades desenvolvidas pelo Sindicato ao longo do ano passado, será divulgado o parecer do Conselho Fiscal e debatidos outros assuntos de interesse das famílias rurais.

Além disso, segundo o presidente do Sindicato, Edio Chapla, serão abordadas várias outras ações que a entidade desenvolve em prol de melhores dias ao agronegócio microrregional….

 

Continue Lendo

Geral

Reunião com pais na Acimacar esclarece funcionamento do PROERD em 2024

Foto: Assessoria

Pais de alunos de sete escolas da sede de Marechal Cândido Rondon participaram, na noite desta segunda-feira (22), de uma reunião no auditório da Acimacar, na qual foram transmitidas explicações sobre como serão os módulos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) neste primeiro semestre.

Estiveram presentes o secretário municipal de educação, Fernando Volpato, a diretora da Secretaria Municipal de Mobilidade, Adriane Kappes Vorpagel, e a policial militar Joselaine de Oliveira, que ministrará as aulas.

Nos próximos dias, ocorrerá uma sessão com os pais de alunos de escolas do interior com a mesma finalidade.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas estudando e texto

Pode ser uma imagem de ‎4 pessoas e ‎texto que diz "‎PARAN ESCOLAR POLICIA POLICIA TA TAR ח perd 一® RASIL.com.br RASIL ACIMACARE‎"‎‎

Com Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.