Rádio Difusora do Paraná

Pato Bragado define critério para sorteio das casas construídas pela Itaipu

Famílias de baixa renda de Pato Bragado que se enquadraram nos critérios estabelecidos ao recebimento gratuito de 20 moradias, construídas pela Itaipu Binacional foram  reunidas ontem  pela administração  no auditório da Escola Municipal Marechal Deodoro.

As inscrições foram realizadas na última semana e as famílias que atenderem as exigências de ordem de classificação, estabelecidos pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social  foram chamadas e receberam  explicações acerca das condições para doação do imóvel p.

Na ocasião foi realizado o sorteio dos lotes com as moradias,  processo conduzido pela assistente social, Deisi Wagner Mengarda e a colaboradora administrativa, Tatiane Medin, finalizando assim, com uma capacitação sobre coleta seletiva com a técnica de Referência da Unidade de Valorização de Reciclados , Claudireni Staadlober.

A capacitação é um dos requisitos determinados pela binacional e está inserida num termo de compromisso firmado com o município.

No encontro o  prefeito Leomar Rohden, o Mano mencionou que  foi mais  uma importante parceria com a Itaipu,  que construiu as casas, enquanto o Governo Municipal providenciou a área e todos os investimentos em infraestrutura.

Dessa forma, considerando que todos os investimentos no local são oriundos do dinheiro público e que essa conquista é um desejo de muitas famílias, Mano pediu para que zelem por esse patrimônio que, cuidando com carinho para que se mantenha em dia, bonito e valorizado.

Os Termos de Doação, assim como as chaves serão assinados e entregues nos próximos dias, aos contemplados que são famílias da Associação Bragadense de Catadores, Pessoas Portadoras de Deficiência, idosos, famílias cuja composição é mulher e filhos e a mulher é a provedora do lar, famílias locatárias de habitação residencial e famílias residentes em casa cedida.

Entre os critérios estabelecidos para a doação das 20 moradias, todas com sistema de energia solar, 16 com  31,89 m² e as demais 49 m², estão a renda familiar de até um salário mínimo, o critério residir no município há pelo menos oitos e nunca ter sido proprietário de um imóvel, entre outros.