O Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Coronavírus (Covid -19), elaborado pela Secretaria de Saúde está servindo de norte às ações de promoção e prevenção a transmissão de casos de infecção pela Covid-19, no município de Pato Bragado.
O documento, aprovado na terça-feira (07) pelo Comitê Gestor da Covid-19 – Comitê CV 19, define objetivos, metas e segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SESA). É dividido em quatro fases de ações, Atenção, Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública. Cada nível é baseado na avaliação do risco do novo coronavírus afetar a população de Pato Bragado e seu impacto para a saúde pública.
1 – Período de atenção
Nenhum caso suspeito no município, com ações básicas de isolamento, providenciadas com base nas resoluções estaduais e federais.
2 – Perigo alerta
Caso suspeito no município, com ações voltadas ao aumento do isolamento e proteção dos grupos de risco e população em geral.
3 – Perigo eminente
Caso confirmado no município, com ações de restrição mais rígidas para a proteção da comunidade
4 – Perigo em emergência de saúde pública
Casos confirmados com transmissão local e medidas de isolamento total da comunidade.
O plano também dispõe de novas medidas desenvolvidas pela administração municipal, à população, bem como os setores da indústria, construção civil, agronegócio, comércio, Secretaria de Saúde (Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Ambulatório Hospitalar e Pronto Atendimento) e unidades privadas (clínicas, consultórios, entre outros).
FISCALIZAÇÃO
A fiscalização está sendo realizada por uma equipe servidores da administração municipal. O processo é diário, com verificação das condições impostas no plano para a abertura segura do setor econômico do município.
A equipe de fiscalização pode, inclusive, caçar o alvará em casos de descumprimento das medidas.
Fonte: Assessoria