Intenção é de que pelo menos 80% dos pacientes do Hiperdia sejam assistidos pelos profissionais do setor, atendendo a recomendação do Ministério da Saúde
A partir desse ano, os pacientes do Programa Hiperdia, mantido pela Secretaria de Saúde de Pato Bragado terão um acompanhamento mais direto pelos profissionais das equipes Saúde da Família e do Programa Estratégia Saúde da Família.
A intenção é de que pelo menos 80% dos pacientes do Hiperdia sejam assistidos pelos profissionais do setor, atendendo a recomendação do Ministério da Saúde.
De acordo com a enfermeira do Programa Estratégia Saúde da Família, Luise Fabiane Schmitt, os pacientes são agendados e informados pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) sobre os dias que deverão comparecer na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF). “No local eles passarão por consulta médica, avaliação odontológica, aferição da pressão arterial, dos sinais vitais e verificação do peso, altura, frequência cardíaca e glicemia capilar”, conta.
Nas consultas médicas, conforme a enfermeira, os pacientes são orientados a trazerem os exames e se apresentarem alterações ou não forem recentes, autorizados a fazer novos exames. A intenção é de que cada paciente seja acompanhado duas vezes por ano pela equipe.
Também são repassados medicamentos da farmácia do Centro Básico de Saúde (CBS) do município, após orientação médica e apresentação da receita.
Fonte: Assessoria