Rádio Difusora do Paraná

Pato, Entre Rios e Mal. Rondon se destacam na transparência de recursos do Covid 19

Um levantamento realizado pelo Ministério Público do Paraná e o Centro de Apoio Técnico à Execução, que avalia os Portais de Transparência das prefeituras quanto à publicação dos gastos ligados à Covid-19, destaca três municípios da comarca, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste.

Pato Bragado, entre os três municípios da comarca ocupa a 15 posição.

Com as mesmas pontuações estão Entre Rios do Oeste em 17º lugar e Marechal Cândido Rondon na 21ª. posição.

Na pesquisa, dos 399 municípios, apenas 50 ou 12,5% , apresentam informações adequadas quanto à gestão dos recursos públicos relacionados à pandemia do coronavírus.

Segundo o coordenador do CAEx, procurador de Justiça Bruno Sérgio Galati, a classificação dos municípios é feita a partir de normas estabelecidas pela Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Paraná, colegiado que reúne diversos órgãos públicos, como o Ministério Público, as Controladorias-Gerais do Estado e da União, Tribunais de Contas Estadual e da União, Receita Federal e Polícia Federal, entre outros.

São avaliados o funcionamento do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão, a publicação de boletins e de legislações municipais relacionados à Covid-19,