Agricultura
Pecuaristas de Palotina sofrem graves consequências com falta de energia

Publicado em:
Com a falta de energia elétrica desde às 14h00 desta segunda-feira em muitas propriedades rurais, é grande o número de produtores em desespero no interior do município de Palotina.
Desde o temporal que castigou o município de Palotina na última segunda-feira, produtores rurais estão sem energia elétrica e continuam clamando por providências de parte da Copel.
Para não perder a produção de aves, suínos, peixe e leite, o socorro vem do gerador, o que já fez o custo da produção disparar.
O equipamento consome 25 litros de óleo diesel por hora, sem contar que a máquina não foi feita para suportar o funcionamento por dias a fio e a qualquer momento pode sofrer pane.
A situação de problemas na energia elétrica não é de hoje na área rural de Palotina e acontece mesmo em dias sem chuva.
As redes não estão suportando, mas quando chove, piora.
O temporal desta semana provocou estragos gigantescos em uma faixa do município, atingindo, principalmente, as comunidades de São Camilo, Esquina Progresso, Santos Dumont e Água Branca.
Produtores reclamam da falta de manutenção das redes, mas, especialmente de podas, já que a maioria das interrupções no fornecimento decorre pelos contatos de galhos de árvores com a fiação.
O presidente do Sindicato Rural Patronal de Palotina, Edmilson Zabott, não poupa críticas ao que chama de descaso do Governo do Estado e da Copel em relação ao problema enfrentado.

Agricultura
Comitiva rondonense viaja para o Encontro de Lideres Rurais

Publicado em:
Será realizado nesta sexta-feira, dia 1º, das 08h00 às 16h00, no Centro de Convenções Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o Encontro Estadual de Líderes Rurais 2023.
Promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, o evento visa incentivar os Sindicatos Rurais a encontrarem soluções para ampliar o número de associados, trazendo mais produtores para a representatividade sindical, além de promover ações para garantir a autonomia financeira.
Na programação estão palestras sobre temas relacionados à liderança rural, que tratam da necessidade de unir a classe produtora e fortalecer a representatividade política do setor.
Os convidados são a senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o empresário e ex-deputado federal Marcelo Almeida.
Além disso, a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP também terá um momento na programação para apresentar o trabalho que está sendo realizado desde a sua criação, em 2021.
Uma caravana organizada pelo Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon marcará presença no Encontro Estadual de Líderes Rurais, conforme destaca o presidente da entidade, Edio Chapla….
Agricultura
Sindicato Rural comemora anúncio da liberação de créditos de carbono

Publicado em:
O Sindicato Rural de Mal. Cândido Rondon está comemorando a possibilidade de os agricultores receberem créditos de carbono a partir da próxima colheita de grãos.
Em conjunto com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, a entidade rondonense está sempre buscando soluções inteligentes para atender as principais demandas das famílias rurais.
Uma dessas ações busca garantir incentivos financeiros aos produtores que defendem práticas conservacionistas, preservando o meio ambiente e propiciando uma geração futura com mais saúde e qualidade de vida.
A legislação brasileira já permite o pagamento por serviços de preservação ambiental, no entanto, ainda não há normas claras para que os incentivos ocorram de maneira segura para os agricultores.
Por vezes, o Governo Federal se preocupou apenas em obrigar os “homens do campo” a preservarem suas áreas, sem se importar com os custos que as ações acarretariam para os que produzem.
A maioria dos agricultores garante que está fazendo sua parte, o que não estaria ocorrendo nos perímetros urbanos, que sofrem com a falta de redes de tratamento de esgotos.
Produtores destacam que, se não fossem as áreas de matas ciliares, a poluição de mananciais de água seria mais grave, já que a vegetação tem o poder de fazer o processamento dos dejetos.
Nos últimos dias surgiu uma “luz ao fim do túnel” para compensar, por meio de créditos de carbono, os produtores rurais que atenderem as normais ambientalmente corretas.
Quem comenta e comemora a possibilidade de os agricultores receberem esses créditos é o vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Cevio Mengarda…
Agricultura
Presidente da AMS destaca dificuldades da suinocultura paranaense

Publicado em:
A suinocultura continua sendo uma atividade que vive de altos e baixos, no entanto, a tendência é que no novo ano que se aproxima se encontre um cenário um pouco mais favorável.
Esta, ao menos, é a previsão do consultor da Associação Brasileira de Criadores de Suínos, Iuri Pinheiro Machado.
Com a oferta mais ajustada no mercado interno, o profissional prevê para 2024 preços mais elevados para os produtores e exportações em alta.
Apesar desta estimativa positiva, a suinocultura paranaense ainda vive em dificuldades, tanto para os independentes como integrantes, especialmente pela falta de reposição dos aumentos de custos de produção.
Esse é um dos problemas revelados pelo presidente da Associação Municipal dos Suinocultores de Marechal Cândido Rondon, Sérgio Barbian…….