Policial / Trânsito
PF deflagra operação contra esquema de pirâmide financeira em Cascavel
Publicado em:
Investigação começou em 2022 quando a polícia civil revelou golpe da acusada
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (28) a Operação Engodo, contra suspeitos de operarem esquema ilegal de pirâmide financeira. Segundo a polícia, a maioria das vítimas são de Cascavel, no Oeste do Paraná.
Policiais Federais saíram às ruas para cumprir dois mandados de busca e apreensão em Cascavel ambos expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba e em desfavor dos controladores e em desfavor dos controladores do “Clube de Investimentos Grupo Cvel”. A Justiça também autorizou o bloqueio de três imóveis pertencentes aos investigados, além de veículos, contas bancárias e ativos financeiros.
As investigações, iniciadas em novembro de 2022, revelaram que, primeiramente, os investigados emitiram e ofereceram ao público valores mobiliários consistentes em contratos de investimento coletivo em nome do clube.
O referido clube foi criado e usado para captar economias de investidores e, supostamente, operar na bolsa de valores com a promessa de retorno financeiro bem acima da média de mercado.
Restou demonstrado que o clube de investimentos aplicou somente parte dos valores arrecadados no mercado mobiliário e, ainda, que os recursos aplicados normalmente geravam prejuízos.
Uma das investigadas chegava a emitir para as vítimas documentos falsos como termos de adesão, notas de corretagens, demonstrativos de patrimônio do clube e declarações de rendimentos, inclusive com uso da marca do Banco Mercantil do Brasil, que negou relação com o clube.
Com o passar do tempo, e como é comum em esquemas semelhantes, os investigados não conseguiam mais honrar os compromissos assumidos perante os investidores.
A ação criminosa ocorreu entre 2018 e 2022 e quase uma centena de vítimas investidores registraram as fraudes em boletins de ocorrências e alegaram prejuízo da ordem de R$ 15.344.890,15. Estima-se, entretanto, que a captação dos recursos tenha superado os 38 milhões de reais.
Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre os quais operar instituição financeira sem autorização, induzir e manter investidor em erro, fraudar o investidor e apropriação e desvio.
OPERAÇÃO EM NOVEMBRO DE 2022
A investigação contra o grupo começou em novembro do ano passado (2022) quando a Polícia Civil de Cascavel deflagrou operação para apurar o golpe praticado contra investidores.
Na época a suspeita era investigada por ter captado valores de supostos investidores para criar clube de investimento para realizar investimentos na Bolsa de Valores.
“Durante alguns anos, a investigada apresentou diversos documentos de que esse clube teria resultados sempre positivos que teriam um lucro entre 2% e 4%, motivo pelo qual os investidores continuavam aportando valores”, comentou a delegada Raisa de Vargas Scariot.
Entretanto, no mês de outubro, alguns membros do clube solicitaram o resgate e foram surpreendidos: “A pessoa investigada disse que perdeu todos os valores investidos”, afirma a delegada Raísa de Vargas Scariot. O caso concluído pela Civil foi remetido pelo STJ à Polícia Federal que agora deflagrou nova fase de investigação.
Catve com Assessoria
Policial / Trânsito
Após briga de família, homem leva facada em Nova Santa Rosa
Publicado em:
Quando os militares chegaram, a vítima já estava dentro da ambulância e sendo encaminhado ao hospital municipal.
Na madrugada deste domingo (17), por volta de 02h20 a PM foi acionada por um morador a comparecer na Rua Boa Vista pois seu genro teria chegado em casa esfaqueado.
Quando os militares chegaram, a vítima já estava dentro da ambulância e sendo encaminhado ao hospital municipal.
A vítima disse que o autor da facada é cunhado dele e que o cunhado teria ingerido bebida alcoólica durante o dia todo e estava ameaçando sua própria família, que fugiu do local, quebrando tudo dentro de casa e ao chegar para conversar com ele o cunhado teria se exaltado e esfaqueado com um golpe nas costas com uma faca de cabo branco, tipo açougueiro e de aproximadamente 10 cm de lâmina, mas que não foi encontrada no local apesar das buscas.
Fora realizadas buscas para localizar o autor da facada, mas sem sucesso.
Fonte: Portal Nova Santa Rosa
Policial / Trânsito
Nove pistolas desaparecem do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada em Cascavel
Publicado em:
Nove pistolas do Exército Brasileiro desapareceram neste domingo (17) em Cascavel, no Oeste do Paraná.
Os militares que estiveram no 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada a partir de quinta-feira (14) foram convocados a voltar para se apresentar no quartel. A equipe de reportagem do Catve.com acompanhou a chegada dos militares.
As informações são de que o cadeado do local em que as armas ficam guardadas foi rompido e colocado um lacre falso.
As forças de segurança da região trabalham para localizar as pistolas, denúncias podem ser feitas o 181.
Nota do Exército Brasileiro
“O Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada informa que no dia 17 de novembro de 2024, por volta das 13h50min, foi verificada a falta de 9 pistolas Beretta, calibre 9 mm, da Reserva de Armamento do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Cascavel/PR.
De imediato, foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar o ocorrido e os militares da guarnição foram mobilizados para esclarecer a situação e auxiliar nas buscas.”
Redação Catve.com
Policial / Trânsito
Dois são presos pela PM com porções de maconha e cocaína
Publicado em:
Local onde estavam é ponto de venda de drogas
Durante patrulhamento pela Avenida Iio Jacob Welp policiais militares de Marechal Cândido Rondon se deparara, com dois homens suspeitos no cruzamento com Rua Pernambuco.
Um deles, ao perceber a viatura jogou um pacote plástico ao solo, que após a abordagem os policiais constataram tratar-se de uma porção de maconha.
O indivíduo que estava de posse da maconha foi devidamente identificado e em busca pessoal foi encontrado ainda com o mesmo 100 reais em notas diversas.
O outro indivíduo também foi identificado e em busca pessoal foi encontrado no bolso traseiro da calça um pote plástico com seis buchas de cocaína.
Devido a quantidade das drogas, do local ser alvo de muitas denuncias de tráfico de drogas, dos antecedentes e da possível associação para o tráfico de entorpecentes , os dois receberam voz de prisão e foram encaminhados para a 47ª DRP para as providências cabíveis
Fonte: Boletim PM