PF e Receita Federal cumprem mandados contra o tráfico de drogas e armas; ação teve apreensões em Toledo e Cascavel

Na manhã desta segunda-feira (17), a Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal, deflagrou a Operação Contraface, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de entorpecentes e armas de fogo. A ação teve desdobramentos nas cidades de Cascavel-PR, Toledo, Medianeira-PR, Erechim-RS e Florianópolis-SC.

No total, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores. Em Toledo foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma residência. O bairro onde a ação foi realizada no município, não foi informado pelas autoridades competentes.

A Operação teve como base investigações iniciadas em maio de 2023, que apuraram as atividades da organização criminosa, incluindo a importação de maconha e pistolas do Paraguai, armazenamento em depósitos na região Oeste do Paraná, aquisição de veículos para transporte, criação de compartimentos ocultos nos automóveis, transporte das armas e drogas para vários estados do Brasil, e lavagem do dinheiro obtido com as práticas criminosas.

Durante as investigações, foram apreendidas aproximadamente 26 toneladas de maconha, oito pistolas e identificou-se que a organização criminosa movimentou ao menos R$ 14 milhões de origem criminosa. A Operação também teve desdobramentos no Rio de Janeiro, onde, em 19 de outubro de 2023, agentes da Polícia Civil (PC) e um advogado foram presos na “Operação Drake”, suspeitos de envolvimento com o grupo criminoso alvo da Operação Contraface.

Essas ações demonstram o compromisso da Polícia Federal e da Receita Federal em combater o tráfico internacional de entorpecentes e armas de fogo, desarticulando organizações criminosas e garantindo a segurança da população.

Fonte: Toledo News