Com 93 anos, faleceu no início da noite desta segunda-feira, o pioneiro e um dos primeiros médicos de Toledo, Avelino Campagnolo.
Ele também foi prefeito do município e estava internado na UTI.
Avelino Campagnolo nasceu em Concórdia, Santa Catarina, em 30 de maio de 1924, e formou-se no curso de medicina pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.
Em Toledo, ele iniciou as atividades profissionais no primeiro hospital da cidade, a Casa de Saúde de Toledo, pertencente à Colonizadora Maripá, em janeiro de 1957.
No início de sua carreira profissional, Campagnolo atendia colonizadores e familiares que deixaram estrutura e serviços de comunidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para desbravar e desenvolver o Oeste do Paraná.
Como 1º e um dos mais atuantes médicos de Toledo ficou conhecido em toda a região pelo atendimento de pessoas carentes, inclusive em localidades do interior, declarações e posições políticas polêmicas e a defesa intransigente da medicina preventiva, com cuidados especiais na alimentação.
O médico foi prefeito de Toledo entre os anos de 1964 e 1968 e secretário municipal do Interior nos anos de 1989 e 1990.
Além disso, ele foi líder político atuante, com ações de grande repercussão na defesa dos interesses da população local e regional, em manifestações privadas e públicas, como no Programa “Tribuna sem Máscara”, apresentado nas tardes de sábado, na Rádio Guaçu AM, de sua propriedade.
Ele também era proprietário da Rádio Cristalina, em Nova Santa Rosa.