Conectado com

Agricultura

Plantio da primeira safra de milho atinge apenas 24% da área estimada no Paraná

O plantio da primeira safra de milho 2019/20 do Paraná atingiu nesta semana 24% da área estimada, avanço de 15 pontos percentuais em relação à semana anterior, mas permanece abaixo dos níveis vistos em 2018.

 O tempo seco também está atrasando o plantio da soja 

A informação foi repassada ontem, terça-feira, pelo Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

De acordo com dados do órgão, em igual período do ano passado a safra de verão do milho no Estado possuía trabalhos de plantio concluídos em 37% da área projetada.

O Paraná enfrentou tempo seco nos últimos dias, o que gera atrasos e também influencia no plantio de soja, que, mesmo após a liberação do vazio sanitário na semana passada, ainda não registra trabalhos.

Em 17 de setembro do ano passado, quando o Estado teve o plantio mais acelerado da história, 9% da soja havia sido plantada no Paraná.

Nos próximos dias, entretanto, as chuvas começam a chegar ao Paraná, com os acumulados até o dia 26 somando mais de 70 milímetros no Sul do Estado e 40 milímetros no Oeste, o que pode favorecer os trabalhos de plantio.

Em relação ao trigo, a colheita da safra 2018/19 do Paraná atingiu 44% da área estimada de plantio, avanço de 16 pontos percentuais na semana, com 51% da produção sendo avaliada como boa.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Copagril reúne produtores de suínos para orientações

Assessoria Copagril

Na pauta: técnicas de manejo para garantir bem estar animal e produtividade

Produtores da Cooperativa Agroindustrial Copagril participaram nesta semana de um encontro técnico em Marechal Cândido Rondon, realizado na Associação de Técnicos Agrícolas.

Os participantes, integrados no sistema de parceria para produção de suínos em creche, conversaram com representantes da cooperativa e do parceiro Agroceres Multimix sobre as atividades de manejo, do alojamento até a entrega dos animais.

O encarregado do Fomento Suínos da Copagril, Francis Kummer, explica que foram realizados dois encontros durante o dia, um pela manhã e outro a tarde, para proporcionar a participação dos produtores integrados.

Conforme ele, o bate-papo teve por objetivo trabalhar sobre os manejos da atividade em creche, alinhar as informações e reforçar as ações do dia a dia.

Foi explanado sobre atender o bem-estar animal, limpeza e desinfecção, hidratação e uniformização do lote e ainda, de que forma a soma de todas as ações contribui para um resultado melhor para o produtor, em remuneração e também qualidade de trabalho.

De acordo com o técnico da Copagril, independente da tecnologia empregada na granja, os manejos básicos, como limpeza, qualidade e disponibilidade de água, qualidade do alimento e qualidade da instalação, são indispensáveis para o conforto dos animais.

Continue Lendo

Agricultura

Geraldo Melo Filho é o novo presidente do Incra

O economista Geraldo Melo Filho tomou posse ontem as tarde na presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- Incra.

Na ocasião disse que seu principal desafio no comando da instituição será levar adiante a regularização fundiária no país, prioridade do atual governo.

De acordo com ele o grande desafio é destravar esse processo e fazer com que ele seja efetivo e que a família que faz jus, ou seja, que tem direito a ser titulada, efetivamente receba o título e possa ser integrada na condição de pequeno ou médio produtor ao nosso meio de produção agropecuária.

Melo disse que, após tomar posse, vai avaliar o andamento das ações de regularização fundiária e dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido.

Continue Lendo

Agricultura

Produtores rurais que fornecem alimentos para a merenda escolar participam de encontro técnico

Assessoria

O Setor de Alimentação e Nutrição Escolar, da Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon, reuniu os agricultores familiares do município que participam ou tem interesse em participar do fornecimento de alimentos para alunos da rede municipal de ensino, para um encontro técnico sobre a execução das compras da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.

O encontro faz parte de um processo educativo para os agricultores familiares que participam do PNAE que visa promover saúde e a Segurança Alimentar e Nutricional dos alunos e a qualidade contínua da alimentação escolar do município.

A reunião foi importante para fortalecer a agricultura familiar do município com formação sobre a legislação e execução do PNAE, sobre a importância da qualidade dos alimentos que são fornecidos e o papel de cada um para a garantia do direito humano à alimentação adequada que é garantido pela constituição.

O encontro abriu os eventos da Secretaria Municipal de Educação para comemorar o Dia Mundial da Alimentação e segue com atividades nas instituições municipais de ensino durante a semana.

Foram entregues ainda os certificados aos produtores rurais participantes da 1ª etapa do Programa Interno de controle de qualidade da alimentação escolar realizada em 2018.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.