Na próxima segunda-feira (12), durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, que inicia às 18 horas, serão entregues homenagens a personalidades que se destacaram na atuação pela a segurança e bem-estar da população. O reconhecimento será concedido ao delegado Rodrigo Baptista Santos, ao escrivão aposentado Ataliba Pires de Campos Filho e ao bombeiro militar Cabo Daronch.

O delegado Rodrigo Baptista Santos, atualmente atuando em Toledo (PR), receberá a “Medalha de Honra ao Mérito do Município”, em razão dos serviços prestados à frente da 47ª Delegacia da Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon. Os autores da homenagem são os vereadores Cristiano Metzner (Suko) e Juliano Oliveira.

Durante quatro anos no cargo, entre 2019 e 2023, o delegado Rodrigo comandou investigações fundamentais para a segurança pública, elucidando crimes de grande repercussão, combatendo delitos de fronteira e reduzindo significativamente o número de inquéritos em aberto na cidade.

Sua atuação em casos de homicídios e roubos, como o desaparecimento da empresária Edna Storari, foi amplamente reconhecida, fortalecendo a sensação de segurança entre os cidadãos rondonenses.

O escrivão Ataliba Pires de Campos Filho será agraciado com a mesma honraria, de autoria do vereador Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton).

Ataliba é reconhecido por sua trajetória exemplar na Polícia Civil desde 1978, especialmente no município de Marechal Cândido Rondon, onde construiu uma carreira pautada no profissionalismo e na dedicação.

Além de sua atuação na área da segurança pública, Ataliba também se destacou no setor cultural, comandando por décadas o programa “Noite da Seresta” na Rádio Educadora. Atualmente aposentado, ele segue participando ativamente da vida comunitária, mantendo sua paixão pela música, pelo esporte e pela convivência social.

Já o bombeiro militar cabo Rafael Eduardo Daronch receberá um certificado de Menção Honrosa, proposto pelo vereador presidente Valdir Sachser (Valdirzinho) e aprovado pelo Legislativo na última sessão.

A comenda foi motivada por ato de bravura do bombeiro durante o incêndio ocorrido no Paço Municipal Arlindo Alberto Lamb, na noite de 11 de julho de 2024. Mesmo fora de serviço, o cabo Daronch identificou as chamas no quarto andar do prédio e agiu prontamente, acionando a equipe do Corpo de Bombeiros e tomando medidas emergenciais para conter o avanço do fogo.

Com um celular como única fonte de luz, ele subiu até o local, quebrou vidros para direcionar as chamas para fora e removeu itens incandescentes, minimizando danos até a chegada dos profissionais de combate ao incêndio. A ação foi decisiva para evitar perdas maiores ao patrimônio público.