A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta à população para que fique em casa e só vá a uma delegacia em casos urgentes.
A partir desta quinta-feira (19) entram em vigor medidas visando conter a transmissão do novo coronavírus, de modo que isso não cause grandes impactos à sociedade que necessita dos serviços de polícia judiciária.
O atendimento presencial em delegacias da Policia Civil será restrito e limitado, a fim de evitar aglomeração de pessoas.
Somente serão realizados atendimentos presenciais para confecção de Boletim de Ocorrência em casos graves e urgentes: – homicídio, feminicídio e latrocínio; – violência doméstica e contra crianças e adolescentes; – estupro, sequestro e cárcere privado; – roubos de veículos e cargas.
Também serão lavrados autos prisão em flagrante, bem como atendidos casos em que possa ocorrer o perecimento da prova, demandando imediata intervenção policial.
Os registros de Boletins de Ocorrência (BO) referentes a casos de furtos, desaparecimento de pessoa, perda ou extravio de documentos e objetos deverão ser realizados pela internet, através do portal da PCPR (www.policiacivil.pr.gov.br/Servicos).
O Instituto de Identificação irá suspender o atendimento para emissão e entrega de Carteiras de Identidade a partir do dia 24 de março, por 30 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.
Os alvarás do Fundo Estadual de Segurança Pública emitidos pela PCPR, com vencimento a partir de 16 de março de 2020, ficam automaticamente prorrogados por 30 dias.
Porém, isto não isenta o usuário do pagamento da taxa devida, devendo obter a guia de recolhimento no portal da Policia Civil.
Outra medida é que fica suspensa a realização de eventos culturais e comemorativos, bem como de coletivas de imprensa nas unidades da Civil.
A Policia Civil restringiu a partir de hoje o atendimento presencial como prevenção ao coronavírus, contudo, as investigações dos crimes não param.
Em Marechal Cândido Rondon, o delegado Rodrigo Baptista Santos fala sobre o que mudou..