Rádio Difusora do Paraná

Policia Estadual segue com operação de bafômetro nas rodovias da região

Em três dias foram realizados mais de 260 testes de etilômetro

 

No período de 19 a 21 de janeiro de 2024, o BPRV, por meio da 3ª Companhia, desenvolveu operação denominada – Alcoolemia – Visando principalmente coibir crimes e infrações de trânsito de “embriaguez ao volante”, além de prevenir sinistros principalmente ao longo da PR 239, no trecho que liga a cidade de Toledo a Cidade de Assis Chateaubriand.

A análise estatística da Companhia avaliou um crescimento nos sinistros de trânsito naquela rodovia no último final de semana, sendo adotadas providências para a redução desses sinistros.

Os resultados operacionais desse final de semana foram os seguintes:

262 testes de etilômetro realizados
410 infrações de trânsito constatadas
14 infrações de recusa a submissão ao teste do etilômetro (165-A do CTB)
2 Infrações por embriaguez ao volante (Art. 165 do CTB)
1 Infração por conduzir veículo sem realizar Exame Toxicológico (CNH C ou superior)
1 Preso por crime de trânsito (embriaguez ao volante) – Resultado etilômetro (0,51 mg/L)

Durante o final de semana, não se registraram sinistros de trânsito na PR-239, entretanto, é necessário lembrar que o número de infrações constatadas foi considerado alto, bem como, que mesmo transcorridos 15 anos desde o advento da chamada “lei seca” em 2008, condutores ainda faltam com educação e são flagrados em flagrante de embriaguez ao volante.

As multas para recusar-se a submeter-se ao teste do Etilômetro são no valor de R$ 2.934,70 e preveem a suspensão do direito de dirigir por um ano, podendo ser dobrado em caso de reincidência.