Prazo para matrícula em cursos técnicos gratuitos da rede estadual de ensino do Paraná termina amanhã.

Mais de 40 mil vagas foram disponibilizadas pela Seed em todo o estado

 

O período de matrícula escolar para o ano letivo de 2023 nos colégios da rede estadual do Paraná acaba amanhã, terça-feira (8), tanto para a matrícula inicial quanto para rematrícula de estudantes.

Para os estudantes que vão iniciar o 1º ano do Ensino Médio, além da matrícula no ensino regular, também existe a possibilidade de ingressar em um curso técnico integrado ao Ensino Médio.

Em todo o estado, a Secretaria de Educação e Esporte  abriu mais de 40 mil vagas, sendo que atualmente, conforme o órgão, 10% das oportunidades seguem abertas.

São 40 opções de cursos, como Enfermagem, Estética, Farmácia, Agronegócio, Administração, Marketing, Desenvolvimento de Sistemas, Formação de Docentes, Gastronomia, Hospedagem, entre outros.

A inscrição é feita diretamente no colégio que oferece o curso técnico e as vagas são gratuitas.

As oportunidades estão divididas entre cursos integrados, para alunos que estão terminando o nono ano do ensino fundamentam em 2022, e subsequentes, para quem já encerrou o ensino médio.

No caso dos cursos integrados, o estudante precisa ser aluno da rede estadual de ensino durante o ensino médio para realizar as atividades.

Já no caso do subsequente, pessoas formadas em qualquer rede de ensino podem participar.

Esse é o momento também para o responsável que deseja matricular ou migrar o filho ou filha para uma instituição com ensino em Tempo Integral, modelo em expansão no Estado e que será ofertado em 150 municípios em 2023, contra 103 deste ano.

Os responsáveis legais dos alunos devem fazer o procedimento de forma online na Área do Aluno, plataforma na qual também é possível fazer a atualização cadastral, emitir a declaração de matrícula, solicitar o histórico escolar e consultar o boletim escolar.