Prefeito de Toledo tem reunião nesta quarta-feira com a Ebserh sobre a gestão do Hospital Regional

Infelizmente o Hospital Regional de Toledo segue em reforma e ainda não tem data prevista para a sua abertura e por isso a sua gestão e como será o seu funcionamento quando abrir continuam como temas de grande debate. Depois de mais de 10 anos de obras, a estrutura passa por uma nova revitalização sem ter atendido um paciente sequer.

Nesta quarta-feira (16), o prefeito do Município de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB), está em Brasília-DF, onde tem uma reunião com a presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ideia da reunião é discutir sobre a gestão do Hospital Regional (HR) de Toledo. Em um primeiro momento a Ebserh havia demonstrado interesse de realizar a gestão da unidade hospitalar, mas depois de todos os problemas com a entrega das obras e com as garantias de custeio e manutenção do espaço, acabou se distanciando do Hospital Regional de Toledo.

“Hoje vamos a Ebserh! É uma reunião muito importante! A intenção é entender junto a sua presidência se a Ebserh vai de fato tocar ou não o Hospital Regional de Toledo. O que a gente deseja é de fato muito simples. Ou a Ebserh toca o Hospital ou diz de forma definitiva que não irá fazer a gestão”, disse o prefeito antes da viagem.

O prefeito ainda mencionou a urgência para a resolução da situação do Hospital Regional. “Nós precisamos abrir essa estrutura hospitalar com urgência. A obra está em andamento e com isso se faz cada vez mais necessário definirmos como será estruturada a sua gestão. A população já não aguenta mais desculpas e por isso precisamos resolver essa situação rápido”, concluiu Lunitti.

Ainda sobre a gestão do Hospital Regional, no início do mês de maio o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt (Cidadania), juntamente com a secretária municipal de saúde, Gabriela Kucharski estiveram em Curitiba-PR, para uma reunião com o secretário de estado da saúde, Beto Preto.

Na ocasião o Governo do Estado acenou que será parceiro da gestão do Hospital Regional, no entanto até o momento nada foi concretizado. O vice-prefeito ressaltou que em um primeiro momento o que deve ser definido é qual será a identidade do Hospital. “Nós precisamos trabalhar em cima de qual será a identidade do Hospital. Eu acredito que em um primeiro momento será focado mais na questão de ortopedia de média complexidade e também de cirurgias eletivas”, pontuou Dorfschmidt em entrevista recente.

Andamento das obras

No momento o HR segue em reforma. Duas empresas trabalham em paralelo no local. A Construtora Guilherme cuida de toda a parte civil e de acabamento. A outra empresa que trabalha no HR é a Dantol, que está concluindo a instalação da parte de ar condicionado.

Em entrevista recente o engenheiro civil responsável pela obra junto a Construtora Guilherme, Ricardo Marin, destacou que a empresa pretende concluir a sua parte da obra ainda em 2021. “A gente definiu que vai entregar a obra esse ano! Terminando a instalação do sistema de ar condicionado e a implementação do sistema de gases medicinais, nós poderemos entrar com o gesso, pinturas e luminárias, que são a parte final da obra. Os serviços dependem da demanda de material no mercado, ou seja, podemos concluí-la em três ou quatro meses”, informou.

 

Fonte: Toledo News