Política
Prefeito Marcio desabafa sobre a obra de recuperação do Anel Viário

Publicado em:
A empreiteira responsável pela recuperação do Contorno Sul de Marechal Cândido Rondon – o Anel Viário, programou para entregar a obra em novembro deste ano.
Depois de mais de 20 anos de espera, os recursos para realização dos trabalhos foram viabilizados pelo prefeito Marcio Rauber junto ao Governo do Estado, com participação do deputado Elio Rusch.
Os trabalhos da primeira etapa, que compreende da Avenida Irio Welp até o trevo que dá acesso ao distrito de Margarida, estão chegando na reta final – com a colocação de camada asfáltica.
Na sequência será revitalizado todo o trevo e depois os trabalhos avançam para o restante do Contorno.
O prefeito Marcio Rauber comenta sobre a recuperação do Anel Viário e desabafa ao responder críticas feitas no passado, que o chamaram de mentiroso, quando se comprometeu em recuperar o Contorno Sul.

Política
Audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde acontece nesta terça-feira

Publicado em:
Ela inicia às 8h30 da manhã, no plenário da Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon convoca a população para participar, nesta terça-feira (26), a partir das 8h30 da manhã, da audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde, relativa ao 2º quadrimestre de 2023.
A apresentação será feita pela chefe da pasta, secretária Marciane Specht.
Ela é convocada pela Comissões de Educação, Saúde, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia do Poder Legislativo, e está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.
A audiência pública acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores e é aberta a todos. Também haverá transmissão ao vivo pela TV Câmara, no site www.marechalcandidorondon.pr.leg.br.
Agricultura
Sperafico recebe homenagem da Frente Parlamentar da Agropecuária

Publicado em:
Na noite da última quarta-feira, em Brasília o Deputado Federal Dilceu Sperafico foi agraciado com uma homenagem emocionante realizada pela Frente Parlamentar da Agropecuária.
O evento reuniu políticos, autoridades e líderes do setor agropecuário para celebrar a destacada contribuição de Sperafico e dos demais ex-presidentes à FPA e ao agronegócio brasileiro.
Dilceu Sperafico é membro da Frente do Agro desde a sua fundação em 1995 e é um dos seus fundadores.
Foi o segundo presidente da Frente nos anos 1990 substituindo o Deputado Nelson Marquezelli, voltando a presidir a bancada em 2005 depois do deputado Moacir Micheletto, e sendo sucedido por Ronaldo Caiado, atual Governador de Goiás.
Sperafico recebeu a homenagem por sua liderança e dedicação ao grupo de trabalho, considerado um dos mais importantes e atuantes no Congresso Nacional do Brasil.
Em seu discurso de agradecimento, Dilceu Sperafico destacou a importância do setor agropecuário na economia brasileira, relembrou conquistas históricas do setor possibilitadas pela Frente e a necessidade de se continuar apoiando e fortalecendo os produtores rurais.
Ele também expressou sua gratidão pela honra de ter liderado a FPA durante um período crucial para o desenvolvimento do agronegócio nacional…..
Geral
Projeto de lei atualiza legislação rondonense para implantação de antenas de internet 5G

Publicado em:
Objetivo é agilizar consolidação da nova tecnologia no município
O vereador Cristiano Metzner (Suko) é o autor do Projeto de Lei 5/2023, que passou a tramitar esta semana no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. O texto dispõe sobre a regulamentação para a instalação, em conformidade com o Plano Diretor Municipal, da infraestrutura de suporte para novas antenas de internet móvel 5G, tecnicamente denominadas de Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR).
Conforme explica o vereador Suko, atualmente, um dos principais desafios a serem superados pelas empresas para a rápida expansão da nova geração de internet móvel 5G no país é a implementação de leis atualizadas para a instalação de novas antenas.
“Em muitos municípios, a permissão para instalação é bastante engessada, baseada ainda na realidade de décadas passadas. Em face disso, muitos municípios vêm analisando e alterando suas leis para que o processo de expansão seja mais ágil, como no caso da cidade de São Paulo, a qual deve servir de espelho para outros municípios do país. Em Marechal Cândido Rondon, com este projeto de lei pretendemos avançar nesse sentido também”, esclarece o autor do projeto de lei, que já vem estudando a legislação federal que trata do tema desde 2021.
Diferente da atual 4G, a tecnologia 5G demanda uma quantidade maior de antenas de transmissão para poder operar com qualidade. Por isso, complementa Suko, os Municípios que não pretendem sofrer atrasos no recebimento dessa novidade tecnológica precisam se antecipar ao problema, promovendo as mudanças legais necessárias para instalação de novos pontos, diminuindo a burocracia, o tempo para liberação e a flexibilidade de locais mais estratégicos.
“Exatamente por este motivo que propomos o presente projeto de lei, visando disciplinar a matéria no âmbito municipal. Com a aprovação desta lei, Marechal Cândido estará preparado para receber a tecnologia 5G, se adiantando a muitos outros municípios”, reforça o vereador.
A proposta de lei foi lida na sessão de segunda-feira (18) e baixada para análise da Procuradoria Jurídica e das Comissões Permanentes de Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento e Fiscalização; e de Obras e Serviços Públicos. Após a emissão dos pareceres, a matéria será liberada para votação em plenário pelos vereadores.
Fonte: Assessoria