Prefeito Márcio destaca retorno de Élio Rusch como deputado estadual

Os então suplentes Élio Lino Rusch, do DEM; Adelino Ribeiro, do Patriotas; Nereu Moura, do MDB; e Pedro Paulo Bazana, do PV; irão assumir como deputados nesta segunda-feira na Assembléia Legislativa.

 

Essas quatro vagas foram garantidas com a cassação do mandato do deputado estadual Delegado Francischini, que na eleição de 2018 obteve a votação recorde de mais de 400 mil votos.

A cassação se deu pelo Tribunal Superior Eleitoral, após análise de manifestação feita por Francischini em redes sociais questionando a “lisura” das urnas eletrônicas no processo.

Com a anulação de seus votos e recálculo do quociente eleitoral também perdem suas cadeiras os então deputados Emerson Bacil, Do Carmo e Cassiano Caron, todos do PSL.

Na quarta-feira passada, o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, realizou a leitura de notificação expedida pelo TRE sobre a decisão do Tribunal Superior.

Em seguida o chefe do Legislativo declarou a vacância de quatro mandatos parlamentares e convocou os deputados suplentes para a posse oficial na sessão desta segunda-feira.

Dentre os quatro novos deputados está o rondonense Élio Lino Rusch, do DEM, o qual iniciou sua trajetória política na década de 1970, ao se eleger vereador pela primeira vez em Marechal Cândido Rondon.

Depois de ter atuado como vereador em outros dois mandatos, ele foi eleito deputado estadual e assumiu a cadeira em 1991.

Rusch ficou deputado por sete legislaturas, porém na eleição passada não obteve votos suficientes para continuar na função.

Nesta legislatura, porém, o rondonense assumiu por duas vezes em razão da licença maternidade da deputada Maria Victoria.

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber, comenta sobre o retorno de Elio Rusch à Assembléia Legislativa…..