Mandatário municipal rondonense falou durante encontro na Amop, nesta quinta-feira, sobre ferramentas tecnológicas implantadas no município
Nesta quinta-feira (29), aconteceu o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Oeste Paranaense, em Cascavel, que tratou de ações de modernização, tecnologia e inovação implantadas em cidades da região. O evento foi promovido pela RCD (Rede Cidade Digital) em parceria com a prefeitura de Cascavel, por meio do Parque de Agroinovação Fundetec, e a Amop (Associação de Municípios do Oeste do Paraná) e reuniu prefeitos, gestores e servidores na sede da Amop.
Durante o encontro, também aconteceu a entrega do título de Prefeito Inovador 2023 do Oeste Paranaense. O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, foi um dos homenageados.
Ferramentas tecnológicas
Para a seleção e o reconhecimento com o título, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, implantada na atual gestão (2020-2024), como forma de melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida dos munícipes e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.
Durante a premiação foi aberto espaço para que o prefeito rondonense pudesse apresentar algumas das ferramentas tecnológicas implantadas no município. Marcio Rauber falou sobre o Simplifica Marechal, que busca a desburocratização na abertura de empresas, além do Starter, que é uma etapa do projeto que diminuiu o tempo de liberação de licenças de baixo risco de 30 para 1 dia; também mencionou sobre a aquisição de 159 lousas digitais para todas as escolas municipais e CMEIs; implantação do programa e aquisição de equipamentos para o Tix Letramento, voltado à educação inclusiva e ao atendimento especializado para estudantes portadores de condições especiais; sobre o SIG GEO, que é uma ferramenta de geolocalização que auxilia na tomada de decisão do gestor e corrige problemas de localização, facilitando a busca de endereços; VC MCR, que é um software livre para gestão de serviços e ativos urbanos, o ZUP – Zeladoria Urbana Participativa que visa oferecer ao cidadão uma ferramenta de colaboração com a gestão pública, com relatos sobre lixo na cidade, iluminação pública e focos de dengue; além de discorrer sobre o Aprova Digital, que possibilita que protocolos de processos relativos a obras possam ser realizados pelo cidadão 24 horas por dia, através do computador ou celular.
São 18 tipos de serviços 100% digitais. “São algumas das ações implantadas em Marechal Cândido Rondon que visam modernizar a prestação de serviços do poder público, aprimorar o processo de aprendizagem nas escolas e melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população. Estamos constantemente buscando inovações. Agradeço pelo prêmio recebido”, enalteceu o prefeito Marcio Rauber.
Fonte: Assessoria