Conectado com

Geral

Prefeitos e vereadores se mobilizam para tentar derrubar PEC do Pacto Federativo

Prefeitos e vereadores de municípios paranaenses vão até Brasília para tentar convencer o Congresso a derrubar a PEC do Pacto Federativo.

A Proposta de Emenda à Constituição pretende acabar com os municípios com até 5 mil habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total.

No Paraná, 64 cidades cumprem simultaneamente esses dois requisitos e podem ser extintas.

Três associações que mantém vínculos com os municípios afetados, realizaram assembleias na última semana e decidiram formar um grupo para trabalhar em conjunto contra a PEC.

O principal objetivo é pressionar os 26 senadores que compõem a Comissão de Constituição e Justiça do Congresso – onde a proposta será analisada, para derrubá-la ainda antes do envio ao Plenário.

A princípio, a ida dos representantes paranaenses à capital federal deve acontecer no dia 3 de dezembro.

Prefeitos, vereadores e deputados do Paraná são convocados por associações como AMP (Associação dos Municípios do Paraná), CNM (Confederação Nacional de Municípios) e Uvepar (União dos Vereadores do Paraná).

A decisão foi tomada após uma assembleia geral que contou com a presença de 120 prefeitos, vices e parlamentares.

As entidades estaduais decidiram atender ao chamado da confederação nacional, que também está organizada contra a proposta do Pacto Federativo.

O autor da PEC é o senador paranaense Oriovisto Guimarães.

A Associação dos Municípios do Paraná espera participar de uma audiência com o parlamentar para expor os argumentos contrários ao pacto que pode riscar do mapa 64 municípios do Paraná.

O grupo de prefeitos, vereadores e deputados também deve marcar audiências com os outros dois representantes do estado no Senado, Álvaro Dias e Flavio Arns.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Sala do Empreendedor de Marechal Cândido Rondon recebera Selo Diamante

É a maior certificação concedida pelo SEBRAE

O prefeito Marcio Rauber, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Reinar Seyboth, e os atendentes da Sala do Empreendedor de Marechal Cândido Rondon, Lucio Fernandes e Mauro Pasinatto, participaram de evento em Brasília, nesta semana, onde receberam o Selo Diamante.

Trata-se de uma certificação concedida pelo SEBRAE aos parceiros mais bem pontuados nos estados no Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2023, ou seja, um prêmio de reconhecimento pela excelência no atendimento.

Continue Lendo

Geral

Critérios de funcionamento da casa de acolhimento são debatidos em Marechal Rondon

Forma de abordagem às mulheres vítimas de violência também foi tratada em reunião

Os critérios de funcionamento da Casa de Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência Edna Storari foram tratados em reunião ocorrida ontem, na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
Entre outros assuntos, também houve a definição no que tange à forma de abordagem às mulheres vítimas de violência.

O espaço tem característica de domicílio e já está em funcionamento. Sua localização deve ser sigilosa, tendo em vista que acolhe mulheres que sofreram ou estão sendo ameaçadas de violência, e seus agressores não poderão saber o paradeiro dessas vítimas.

O objetivo é oferecer acolhimento provisório para mulheres adultas, que tenham sofrido violência doméstica, sofrimento físico, sexual, psicológico ou moral, entre outras, e que precisam se afastar de casa por sofrerem ameaças e correrem risco de morte.

Elas podem ser acolhidas juntamente com seus filhos.

As acolhidas só saem da casa quando não estão mais em situação de risco e voltam a ter segurança novamente.

O abrigamento é considerado uma medida radical de proteção da vida da mulher, mas que muitas vezes é necessária.

O acesso é feito por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

 

Assessoria

Continue Lendo

Geral

Definida a atuação das forças de segurança na Expo Rondon

Representantes das forças de segurança estiveram reunidos ontem, na prefeitura de Marechal Cândido Rondon, quando ocorreu a definição da participação das equipes durante a Expo Rondon 2024.

O evento, que marcará os 64 anos de emancipação do município, acontecerá de 24 a 28 de julho, no parque de exposições.

Na ocasião, todas as forças de segurança assumiram o compromisso de estarem presentes em todos os dias de Expo Rondon, contemplando o parque de exposições e seu entorno, shows e eventos para prestar a melhor segurança a toda comunidade, apoio para as equipes especiais, como Canil e Rotam, entre outros.

Estiveram presentes à reunião, integrantes da CCO (Comissão Central Organizadora) e representantes da 2ª Companhia da PM (Polícia Militar), BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), PRE (Polícia Rodoviária Estadual), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.