Rádio Difusora do Paraná

Prefeitos lindeiros têm audiência marcada com o diretor da Itaipu

Os prefeitos lindeiros participarão no dia 02 de fevereiro da primeira reunirão das novas gestões municipais com a diretoria geral brasileira da Itaipu Binacional.

Dentre os objetivos está a interação com a Itaipu, e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Além disso, algumas demandas regionais também serão apresentadas.

Segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, o “Mano”, não há dúvida que essa relação do Conselho, dos prefeitos com a diretoria brasileira de Itaipu, será mantida em prol dos investimentos necessários para os municípios.

Ele diz saber da importância da Itaipu para os municípios lindeiros e busca uma aproximação cada vez maior para o desenvolvimento da região.

Na pauta estão algumas demandas como, infraestrutura de acesso aos municípios lindeiros, caso de melhorias nas rodovias PR488, que liga Diamante do Oeste a Santa Helena, PR 495, trecho de Santa Helena que passa por Missal até Medianeira e trecho que liga o distrito de São Clemente, em Santa Helena a Pato Bragado.

Também são solicitadas melhorias na PR 467 no trecho do trevo de Iguiporã a Marechal Cândido Rondon; PR 497, trecho que liga Santa Helena a São Miguel do Iguaçu; PR 317, trecho do distrito de São Clemente, em Santa Helena, a São José das Palmeiras.

Áreas de escape também estão sendo solicitadas nas regiões de serra com Diamante do Oeste e São José das Palmeiras, acostamento e terceira pista em locais perigosos.

Saneamento e saúde Dentre as solicitações está a implantação e tratamento da rede de esgoto e água potável (saneamento básico), nos municípios que ainda não possuem.

Para saúde pública a demanda é pela implantação de um hospital regional para atender a microrregião.

Mais Verão Na reunião também deve ser discutida nova data para realização do Mais Verão – convênio entre Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros que está paralisado devido a pandemia do Coronavírus.