Conectado com

Geral

Novos valores fazem prefeitos lindeiros repensarem asfaltamento via consórcio

Prefeitos, vereadores, secretários e departamentos jurídicos das gestões municipais participaram ontem da Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, para retomar as negociações e definições relacionadas à execução de asfaltamentos por intermédio do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná – Cindepar, responsável pela operacionalização dos conhecidos ‘kits asfálticos’.

Conforme o presidente do Cindepar, prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira, o consórcio estava operando com prejuízos e por tal motivo novas propostas de valores foram apresentadas aos prefeitos lindeiros.

Uma proposta é para o tratamento superficial triplo – TST, diretamente em cima da pedra irregular e outra é com a correção das pedras e pintura de ligação para posteriormente aplicar o TST.

Ele explica que o consórcio não objetiva ter lucros, mas também não pode acumular prejuízo, o que vinha ocorrendo…

 

Quatro caminhões equipados, dois rolos compactadores e duas mini carregadeiras estão entre os maquinários que compõe dois kits asfálticos, disponibilizados pela Itaipu Binacional por intermédio de parceria com Conselho dos Lindeiros, num investimento de 4 milhões e 100 mil reais.

A operacionalização e execução dos serviços é feita pelo Cindepar.

Pelo convênio firmado com a Itaipu Binacional, os equipamentos só serão definitivamente do Conselho dos Lindeiros após concluírem os 83 km lineares ou 500.000 metros quadrados de pavimentação asfáltica nas áreas rurais, onde já há calçamento.

Diante da nova situação, as administrações municipais acordaram que, em um prazo de 10 dias serão apresentados seus pareceres a respeito do interesse em executar os serviços por intermédio da contratação do consórcio.

O serviço de asfaltamento já foi executado em dois municípios da região, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, ainda com os valores antigos.

Os demais devem se manifestar nos próximos dias.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Doutor em Agronomia estará em “A Personalidade da Semana”

O entrevistado desta próxima edição de “A Personalidade da Semana” será o professor/doutor José Barbosa Duarte Júnior, do curso de Agronomia da Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon.

Dentre outros assuntos, o engenheiro agrônomo falará sobre o histórico do sistema do plantio direto na palha, resultado produtivo comparativo com antiga técnica de aração e revolvimento da terra, receituário excessivo para uso de herbicidas e suas implicações sobre o ecossistema e desafios que ainda precisam ser superados no plantio direto.

A entrevista com o professor/doutor José Barbosa Duarte Junior será levado ao ar neste sábado, a partir das 11h00, com reprise no Jornal de Domingo…..

 

Continue Lendo

Geral

1º cãominhada será amanha na Praça Willy Barth

Amanha, acontece 1º edição da Cãominhada de Marechal Cândido Rondon, organizada pelo Grêmio do Pelotão de Operações com Cães do Batalhão de Policia de Fronteira– BPFRON, em parceria com a Rádio Difusora e a Cooperativa Sicredi.

O evento será realizado na Praça Willy Barth, de Marechal Cândido Rondon, com programação iniciando a partir dás 10 horas, contemplando diversas atividades, como: oficina de cães; sorteios de bicicletas, poupanças e brindes; distribuição de picolés; feira de adoção da Ong Arca de Noé; benção dos cães; caminhada no entorno da praça; dentre outras atividades.

O objetivo da 1º Cãominhada é arrecadar ração para ongs e cuidadores do município de Marechal Rondon.

Quem quiser fazer uma doação de qualquer quantia de ração, poderá levar no dia do evento: doações a partir de 1 kg de ração para cachorro ou gato.

 

Continue Lendo

Geral

Autoridades participam de formatura do PROERD em Marechal Rondon

Foto: Assessoria

Autoridades políticas e militares, familiares e especialmente os estudantes envolvidos, participaram ontem de nova formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência.

Se formaram 335 estudantes do 5º ano das redes municipal e privada de ensino de Marechal Rondon, que participaram dos módulos do programa no primeiro semestre do ano.

Dentre as autoridades presentes, esteve o prefeito Marcio Rauber…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.