Conectado com

Geral

Prefeitura apresenta projeto para melhorar a gestão de resíduos sólidos em Mal Rondon.

Está na Câmara de Vereadores um projeto de lei do Poder Executivo que pede autorização Legislativa para que a Prefeitura possa investir até 2.302.217,32 para melhorar a gestão de resíduos sólidos em Marechal Cândido Rondon.

A matéria foi lida na sessão desta semana e baixada para análise das Comissões Permanentes de Justiça e Redação; e de Finanças, Orçamento e Fiscalização, cujos pareceres servirão para embasar a votação em plenário do projeto, que tramita em regime de urgência.

Conforme detalha o prefeito Marcio Rauber, os recursos são necessários para implementar ações previstas no Convênio 3/2019, firmado pelo Município e o Ministério do Meio Ambiente.

O prefeito justifica que “Em Marechal Cândido Rondon existem diversos problemas relacionados à gestão de resíduos sólidos, como a degradação de áreas potencialmente produtivas, o desperdício de materiais com potencial de reciclagem, a poluição ambiental ocasionando o aumento na incidência de doenças, como a dengue. Desta forma a qualidade de vida dos munícipes é diretamente afetada por esses problemas, somando-se o fato de que a elevação dos custos de disposição do lixo domiciliar acarreta em diminuição nos investimentos em outras áreas prioritárias”.

O edital do Ministério do Meio Ambiente, no qual Marechal Cândido Rondon teve sua proposta aprovada em segundo lugar entre mais de 1.200 projetos inscritos, foi lançado com objetivo de atender municípios brasileiros que apresentassem ideias sustentáveis e inovadoras para a gestão de resíduos sólidos.

A proposta apresentada pela administração rondonense foi a construção de um pátio de compostagem para resíduos de poda da arborização urbana, corte de grama, varrição de ruas e também para a coleta de resíduos orgânicos domiciliares de um bairro piloto a ser escolhido.

Além disso, foi prevista a aquisição de caminhões para a coleta seletiva, contentores para a área central e equipamentos para as associações de catadores.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Mariana Germano Pereira Wille é eleita Miss Pato Bragado 2023

Concurso foi realizado nesta sexta (17)

A jovem Mariana Germano Pereira Wille foi eleita na noite desta sexta-feira (17) Miss Pato Bragado 2023.

O concurso de Miss foi o ponto alto do primeiro dia de festejos do aniversário do município, que comemora 30 anos de emancipação.

Junto com o aniversário, acontecerá também no domingo a 33º edição do concurso de assadores da festa nacional do cupim assado.

         O resultado final foi de Mariana Germano Pereira Wille eleita Miss Pato Bragado; 1º princesa Ana Paula Bressan que foi eleita também Miss Fotogenia; e 2º princesa Carolina Diniz Wurfell.

         Com o voto das seis candidatas, foi eleita miss simpatia Geovana Matuchaki Damiani.

Continue Lendo

Geral

Carreta pega fogo na BR-163 em Mercedes

Foto: Ponto da Notícia

Uma carreta bitrem pegou fogo na tarde desta sexta-feira (17), na BR-163, saída de Mercedes para Marechal Rondon.

Conforme apurado no local, o bitrem com placas de Cascavel seguia sentido a Mercedes, carregado com soja, quando o fogo iniciou em um dos reboques. A situação aconteceu em frente a Cooperativa Integrada.
Após o início das chamas, rapidamente a Prefeitura de Mercedes foi mobilizada e, com dois caminhões, apagou o incêndio, evitando maiores danos no outro reboque e no cavalo-trator.
O Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon também foi mobilizado e realizou o rescaldo do da carga de soja e também realizará a limpeza da rodovia.
A PRF também se encontra no local e controla o trânsito, que segue em meia pista, em sistema de pare-e-siga. Filas se formam em ambos os sentidos.
Fonte: Ponto da Notícia
Continue Lendo

Geral

2023 é ano de expectativas para o setor cooperativista

Na exposição que fez aos participantes da pré-assembleia da Ocepar nesta semana em Palotina, o presidente da C-Vale, Alfredo Lang, manifestou sua expectativa sobre o que 2023 vai reservar para o agro e para o cooperativismo brasileiro.

Em 2022 o faturamento da C-Vale somou 22 bilhões 690 milhões de reais, 20% a mais na comparação com 2021, possibilitando uma  distribuição de sobras  da ordem de 107 milhões  de reais.

Apesar das dificuldades enfrentadas, a exemplo das demais cooperativas do Estado por conta das adversidades climáticas, a C-Vale segundo seu presidente está otimista neste ano em que comemora seus  60 anos de fundação…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.