Conectado com

Geral

Prefeitura de Toledo anuncia a desativação do Hospital de Campanha

Assessoria

Não tendo aumento no número de internamentos com casos de Covid-19, a Prefeitura de Toledo desativará o Hospital de Campanha montado no Instituto João Paulo II até o fim do mês. A decisão está amparada em parecer do Comitê Técnico de Saúde do Centro de Operações de Emergência (CTS/COE) encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, que já iniciou o processo de desmontagem da estrutura instalada.

Criado em março com o objetivo de complementar o suporte a pacientes suspeitos ou confirmados com o novo coronavírus que necessitassem de internamento (quadros leves ou moderados), o Hospital de Campanha dispunha, a princípio, de 23 quartos que poderiam atender 63 pacientes (com capacidade expansão para até 120, caso fosse preciso). Felizmente, a estrutura montada para o combate ao Sars-Cov-2 foi suficiente para atender a demanda, sem que fosse preciso colocar o hospital de campanha em ação.

Integram esta rede de atendimento exclusiva à Covid-19 as unidades de saúde específicas para pacientes com síndrome gripal, o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Doutor Jorge Milton Nunes (que dedica 100% de seus leitos de enfermaria a pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de Covid-19) e o Hospital Bom Jesus, que expandiu a unidade de tratamento intensivo (UTI) da ala Covid de 16 para 24 leitos na leitos no começo do mês.

Este entendimento é reforçado nos 11 tópicos listados pelo parecer CTS/CTE, o qual analisa diariamente a situação epidemiológica no Município. Os técnicos observam ainda que o fortalecimento das estruturas exclusivas da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) na Macrorregional Oeste permitiu que a demanda fosse adequadamente atendida, afastando a possibilidade de colapso.

Alerta constante

O porta-voz do COE, o médico Fernando Pedroti, adverte que, apesar da expansão da doença causada pelo novo coronavírus não ter levado o sistema público de saúde ao limite, os cuidados adotados desde o início da pandemia – higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel várias vezes ao dia, evitar aglomerações, arejar ambientes fechados, usar máscara corretamente (cobrindo boca e nariz), cobrir estes órgãos ao tossir ou espirrar – precisam ser mantidos. “Essa melhora é uma somatória do empenho dos profissionais de várias áreas envolvidos neste combate e da consciência das pessoas e empresas cuja imensa maioria adotou medidas que evitam a disseminação do Sars-Cov-2, as quais devem ser mantidas para impedir que este vírus de alta contagiosidade volte com mais intensidade”, alerta Pedrotti.

Fonte: Assessoria

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Capacitação para famílias acolhedoras acontece no dia 07 de maio em Marechal Rondon

Trata-se de uma das exigências para o ingresso de novas famílias ao programa

 

Por mais um ano, famílias rondonenses estão sendo chamadas para participar do programa Família Acolhedora. O serviço é disponibilizado quando uma criança tem seus direitos violados e precisa ser afastada provisoriamente do seu núcleo de convivência.

Por isso, o SAM (Serviço de Acolhimento Familiar), com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, promoverá importante encontro no dia 07 de maio, às 19h, no auditório da prefeitura. O encontro é uma das exigências para o ingresso de novas famílias ao programa.

Implantado em âmbito municipal no ano de 2018, o SAM tem por finalidade cadastrar e capacitar famílias para que possam receber crianças e adolescentes temporariamente afastados do convívio de um lar, por terem tido seus direitos violados.

Para participar do Programa Família Acolhedora, que pode mudar a vida de uma criança e de sua família, é fundamental apresentar disposição afetiva e emocional, a considerar que nesse período são realizados esforços para que a família de origem receba novamente a criança ou o adolescente.

Os interessados em se cadastrar no programa devem ser maiores de idade, residir no município, estar aptos e conhecer a proposta, além de participar de um curso de formação.

Aqueles que postulam ingressar no Família Acolhedora precisam entrar em contato com o SAM, na esquina das ruas Castelo Branco e Goiás, número 209, centro. O telefone de contato é o (45) 3254-8329 e WhatsApp (45) 98811-8788, ou através do e-mail sam.mcr@hotmail.com.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Vacinação contra a influenza está disponível na sede e no interior rondonense

A campanha de vacinação contra a influenza prossegue até o dia 31 de maio. Conforme a Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, neste momento o público-alvo é formado pelos grupos prioritários.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS. Em nível de Paraná, a iniciativa é coordenada pela SESA (Secretaria Estadual da Saúde).

Grupos prioritários

Compõem os grupos prioritários, as crianças dos 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das forças de segurança, de salvamento e das Forças Armadas; pessoas com comorbidades e com deficiência permanente a partir dos 12 anos; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivo e rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens dos 12 aos 21 anos de idade, com medidas socioeducativas; indígenas e quilombolas.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

TSE elege sucessor de Moraes na presidência em meio a críticas de Elon Musk

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), hoje presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, vai realizar a eleição para escolher o novo chefe da Corte no dia 7 de maio. A atual vice-presidente, ministra Cármen Lúcia, deve assumir o cargo. O novo presidente do tribunal será o responsável pela condução das eleições de outubro.

Para a definição, o voto secreto dos magistrados é depositado em urna eletrônica e o escolhido preside o TSE por dois anos. Em 16 de agosto de 2022, Moraes tomou posse com a responsabilidade de atuar durante as eleições daquele ano, defendendo o sistema eleitoral e combatendo a desinformação.

No início de abril, em reunião com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do País, a vice-presidente do tribunal, que relatou as novas regras que vão conduzir as eleições municipais, disse que “o Brasil inteiro estará olhando para a Justiça Eleitoral” neste ano. As resoluções aprovadas em fevereiro dizem respeito, entre outros temas, ao uso da inteligência artificial (IA), deep fake e lives.

A ministra defendeu também que o “imenso processo democrático” que o pleito representa requer “intenso trabalho” de todas as instâncias da Justiça Eleitoral. O TSE inaugurou, em março, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, mais uma medida para combater a veiculação de notícias falsas e discursos de ódio, preconceituosos e antidemocráticos que podem afetar as eleições.

O atual presidente deixará o cargo em meio a críticas do empresário Elon Musk, que alega suposta “censura” com base no “Twitter Files Brasil”, arquivos internos do X (antigo Twitter). O documento argumenta que Moraes e a própria Corte exigiram detalhes pessoais sobre usuários “da oposição”, violaram a política da plataforma, “censuraram” unilateralmente parlamentares e tentaram transformar as políticas de moderação de conteúdo da rede social em uma arma contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Fonte: UOL

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.