Conectado com

Geral

Prefeitura de Toledo emite novo decreto que amplia horário de funcionamento e a lotação de estabelecimentos comerciais

Foto: Divulgação - Prefeitura

A Prefeitura do Município de Toledo divulgou na edição desta quinta-feira (28), de seu Órgão Oficial, o Decreto de Nº26 de 27 de janeiro de 2021, que delimita novas medidas no enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19). O principal destaque do documento é o novo horário de funcionamento de atividades comerciais, industriais, de prestação de serviços, de eventos e de lazer, que poderão operar os seus estabelecimentos das 06h00 às 01h00.

Os estabelecimentos comerciais e de eventos terão de observar a capacidade máxima de lotação de 70% e não mais 50% como era no antigo decreto. Também está previsto no texto a observância de pelo menos dois metros entre as pessoas e a necessidade da empresa ter um monitor para cada 100 pessoas que estiverem presentes no estabelecimento. O monitor terá a prerrogativa de orientar as pessoas quanto às medidas sanitárias tão necessárias no enfrentamento à pandemia.

O documento também autoriza a retomada das atividades pedagógicas presenciais em qualquer nível no âmbito da cidade de Toledo, observando todas as normas contidas na resolução de Nº632/2020, divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Tabacarias

As tabacarias poderão voltar a atender em Toledo, no entanto precisarão seguir algumas medidas específicas ao seu segmento. Nesses locais o limite máximo de pessoas será de 50% de sua capacidade, mantendo o distanciamento entre todas as mesas e pessoas.

Também é necessária a higienização dos narguiles, que após a sua utilização precisarão ser limpos com água quente, água sanitária, e detergente e esterilizados com álcool em gel 70%. Posteriormente os equipamentos devem ser acomodados em locais muito bem higienizados e ainda precisam ficar envoltos de plástico filme. O narguile será entregue com uma mangueira descartável lacrada para o uso individual, devendo ser imediatamente descartada após o uso, sendo proibido o compartilhamento do produto.

Conforme a resolução de Nº632/2020 da Sesa também é proibida a abertura das pistas de dança ou a liberação de atividades relacionadas em qualquer estabelecimento ou evento.

O que permanece fechado?

Os únicos estabelecimentos que permanecerão fechados em Toledo serão os dois Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs), localizados na Vila Pioneira e no Jardim Coopagro.

Outra medida é referente ao passe livre no transporte público para idosos que seguirá suspenso nos horários de pico, uma vez que esse público é parte dos grupos de risco. Portanto fica suspensa a gratuidade do transporte público para idosos das 07h00 às 09h00 e das 17h00 às 19h00.

Ainda no decreto, a Administração Municipal reiterou que os agentes de fiscalização do Município terão a parceria da Guarda Municipal (GM), para a devida fiscalização e orientação a respeito do que está descrito no documento. A Prefeitura também reforçou que o descumprimento ou a inobservância das medidas acarretará em sanções administrativas previstas na legislação vigente, que poderão ir de multas, até a interdição do estabelecimento e a cassação do alvará de funcionamento.

O decreto de Nº26 de 27 de janeiro de 2021 entra em vigor a partir desta quinta-feira (28), e revoga o disposto e as alterações do decreto de Nº910, de 31 de agosto de 2020.

CLIQUE AQUI e confira o novo decreto na íntegra.

 

Fonte: Toledo News

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Vacinação em idosos de 80 a 84 anos segue nesta sexta-feira à tarde

Na tarde desta sexta-feira, dia 05, das 13h às 16h, a Secretaria de Saúde dará sequência ao cronograma de vacinação contra a Covid-19. O público-alvo continua sendo idosos de 80 a 84 anos.

O atendimento será feito no centro de eventos, anexo ao parque de exposições, e haverá distribuição de senhas para o controle das doses. Será no sistema “drive thru”.

Serão 340 doses disponíveis da Coronavac, que deverão chegar ao município no início da manhã de sexta-feira.
Para receber a vacinação é necessário estar munido do cartão SUS, CPF e cartão de vacina.

 

Fonte: Assessoria

 

 

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Rondonense de 75 anos é a 47ª vítima do Covid-19

Óbito n°47

Rondonense do sexo masculino, de 75 anos. Deu entrada na UPA no dia 27 de fevereiro, com início dos sintomas no dia 26 de fevereiro, (tosse, dispneia, mialgia, adinamia, hipossaturação). No dia 28 foi realizada a coleta para exame RT-PCR, tendo o diagnóstico confirmado para Covid-19 em 04 de março. No dia 02 de março o paciente já havia evoluído para ventilação mecânica e veio a óbito no mesmo dia. Tinha como comorbidades: hipertensão e diabetes.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Marechal Cândido Rondon

Continue Lendo

Geral

Covid-19: 22 pessoas aguardam por UTI na 20ª Regional de Saúde de Toledo

A situação permanece crítica em Toledo e região quando falamos sobre a pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus (Covid-19). No momento os leitos de Terapia Intensiva (UTI), destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes Covid-19 estão praticamente lotados na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo e 22 pessoas ainda aguardam por uma vaga de UTI.

A 20ª Regional de Saúde de Toledo conta com 52 leitos de UTI Covid-19 para o atendimento de pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS). Os leitos estão divididos entre o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, que conta com 28 leitos, sendo que 27 estão ocupados e 24 leitos no Hospital Bom Jesus, em Toledo, dos quais todos estão indisponíveis. A taxa total de ocupação de leitos é de 98,08%.

Outro dado preocupante é a respeito dos pacientes que ainda aguardam por leitos hospitalares. Na 20ª Regional de Saúde são 22 pessoas aguardando por vagas de UTI e 33 cidadãos esperando por leitos de enfermaria.

Macrorregião oeste

Na macrorregião oeste a situação também persiste calamitosa. São apenas cinco leitos de UTI Covid-19 disponíveis. Dos 247 leitos existentes, 242 estão indisponíveis, totalizando uma taxa de ocupação de 97,98%. No entanto, a ocupação dos leitos de enfermaria diminuiu, sendo que das 397 vagas existentes, 273 estão ocupadas, o que representa uma taxa de 68,77% de ocupação.

Fonte: Toledo News
Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.