Rádio Difusora do Paraná

Prefeitura e Copel realizam parceria para poda e retirada de árvores das redes de alta e de baixa tensão

Objetivo é reduzir os pedidos de protocolados na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável

Uma equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável de Marechal Rondon atua periodicamente na poda, retirada e limpeza de árvores localizadas nas vias públicas, tanto na sede como nos distritos. Os pedidos são feitos em forma de protocolo pelos munícipes. Passam pelo Departamento de Meio Ambiente, que realiza uma avaliação das árvores e posteriormente aponta o trabalho que que deve ser desenvolvido.

O que acontece é que muitas vezes essas árvores estão localizadas embaixo das redes de alta e baixa tensão, cujo trabalho deve ser feito exclusivamente pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), que possui colaboradores especializados para este tipo de serviço, pois existem riscos em virtude da rede estar energizada.

Conforme o secretário municipal Adriano Backes, atualmente há muitos protocolos na secretaria solicitando este tipo de serviço em local onde a prefeitura não pode atuar. Para que os munícipes sejam atendidos, nesta semana Backes esteve reunido com representantes da Copel, entre eles Erlon Carlo Canedo, que é gerente da agência de serviços de Marechal Rondon, Jean Rodrigo da Silva, técnico de distribuição da agência rondonense, Ivã Cleber Gomes Nunes, gerente da divisão de manutenção Oeste, e Carlos Eduardo Galina que é gerente da agência de serviços de Toledo.

Na oportunidade, foi tratado sobre uma parceria para a realização dos serviços. “No mês de março deverá ser iniciado um trabalho em conjunto para atender a esses protocolos. Uma equipe da Copel realizará o trabalho de poda, limpeza e retirada de árvores que se faz necessário, enquanto uma equipe da prefeitura realizará a recolha dos materiais e destinação adequada”, expõe o secretário.

“O objetivo é eliminar os pedidos que estão protocolados. Lembrando que todos são minuciosamente avaliados pelo Departamento de Meio Ambiente. A retirada da árvore somente é feita se estiver condenada e representar riscos. Caso contrário, é realizada uma poda de limpeza para que não causem danos a rede elétrica”, pontuou Backes.

 

Fonte: Assessoria