Conectado com

Agricultura

Prefeitura rondonense atende a cerca de 80 produtores com sêmen bovino

Número de doses, por produtor, foi ampliado de 30 para 50

Ato realizado na manhã desta sexta-feira, dia 05, na sala de reuniões do gabinete, marcou o repasse simbólico de doses de sêmen bovino, adquirido pela prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, para produtores rurais. O ato contou com a presença do vice-prefeito Ilário Hofstaetter (o Ila), do secretário Adriano Backes, do analista técnico da Secretaria de Agricultura, Adriano Freitag, e de parte dos produtores beneficiados.

O programa de melhoramento genético é realizado anualmente. Em 2022, foram investidos cerca de R$ 55 mil em 3550 doses de sêmen de alta qualidade genética, que irão beneficiar cerca de 80 produtores. Conforme o Secretário Backes, as doses são oriundas de animais de ponta, de origem europeia, cuja procedência foi criteriosamente avaliada pelo médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Fernando Marques Salles.

Adriano lembrou também que o número de doses disponibilizadas a cada produtor foi ampliado, de 30, como vinha acontecendo em anos anteriores, para 50 em 2022. “Agradecemos ao prefeito Marcio e ao vice Ila por estarem atentos às questões ligadas ao agronegócio e por avalizarem os pedidos realizados pela secretaria. Esse benefício é muito importante para o melhoramento genético nas propriedades e, consequentemente, para uma maior produção de leite. Pedimos aos agricultores que fizeram a solicitação, que tragam a documentação na prefeitura para retirar o benefício”, destacou Backes.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Produtores da microrregião de Marechal Rondon nos preparativos para o plantio da soja

Os agricultores da microrregião de Marechal Cândido Rondon já estão de olho na meteorologia para definirem os melhores dias para o plantio da safra de soja 2022/2023.

 

Enquanto esperam pelo fim do vazio sanitário para poderem iniciar o plantio de mais uma safra de soja a partir do dia 10 de setembro, os agricultores aproveitaram os últimos dias para limparem as lavouras e deixá-las mais férteis.

Com as sementes, fertilizantes e herbicidas comprados há mais tempo, temendo que pudessem faltar ou que os preços se tornassem mais caros, os produtores aproveitam para revisar o maquinário para o plantio.

Igualmente eles estão observando a previsão da meteorologia para a primeira quinzena de setembro, uma vez que a grande maioria prefere plantar tão logo ocorra o fim do vazio sanitário no próximo dia 10.

O vazio sanitário da soja foi iniciado no dia 10 de junho com a finalidade de limitar a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e, consequentemente, reduzir a incidência e atrasar a ocorrência da doença na próxima safra.

De acordo com a área técnica de cooperativas e empresas do setor, é arriscado plantar a soja sem as condições ideais, principalmente levando em consideração os altos custos desta safra, um dos maiores da história.

A profissional da área técnica do Sistema Faep/Senar/Paraná, engenheira agrônoma Ana Paula Kowalski, destaca a preocupação com o clima para o início do plantio da soja..

 

Continue Lendo

Agricultura

Sindicato Rural de Marechal Rondon é representado em Encontro Nacional do Agro

Nesta quarta-feira, durante o Encontro Nacional do Agro, em Brasília, lideranças e produtores do setor acompanharam a apresentação do documento “O que Esperamos dos Próximos Governantes”.

 

Realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o evento contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Agricultura, Marcos Montes, e de diversas outras pessoas ligadas ao agro.

Do público estimado em cerca de 3 mil e 200 pessoas procedentes de praticamente todos os estados brasileiros, o Paraná foi representado por 350 lideranças rurais de todas as regiões.

A delegação liderada pela FAEP contou com a participação de presidentes e diretores de 123 sindicatos rurais, produtores rurais de todos os cantos do Estado e um número significativo de mulheres do campo.

Além de seu presidente Edio Chapla, o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon foi representado por João Wochner, Sérgio Barbian, Ricardo Kempfer, Jean Marco Stoef e Vilmar Fulber.

Na ocasião, além de pronunciamentos destacando o agro no país, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil apresentou o documento “O que Esperamos dos Próximos Governantes”.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, citou que o trabalho desenvolvido pela Confederação será encaminhado a todas as Federações e tem quatro pilares principais: Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Sustentável.

Ele mencionou que em cada grande área há tópicos, como tecnologia, logística, transporte, mercado internacional, reformas política, administrativa e tributária, saúde, educação, emprego, mercado de carbono, economia verde e agroenergia, entre outros.

Participante do Encontro Nacional do Agro, nesta quarta-feira, em Brasília, a deputada federal e pré-candidata a Senadora pelo PROS, Aline Sleutjes, enaltece o agronegócio brasileiro…

 

Continue Lendo

Agricultura

Rondonenses participam de Encontro Nacional do Agro em Brasília

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil está reunindo nesta quarta-feira, em Brasília, milhares de produtores rurais e lideranças do agronegócio para debater o futuro da atividade.   

 

         Além dos debates sobre as mais variadas demandas do setor, o “Encontro Nacional do Agro” serve para que as lideranças rurais também encaminhem pleitos aos candidatos das eleições de outubro.

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná mobilizou cerca de 350 pessoas, incluindo agropecuaristas e dirigentes sindicais, dentre os quais seis representantes do município de Marechal Cândido Rondon.

Além de seu presidente Edio Chapla, o Sindicato Rural Patronal está sendo representado por João Wochner, Sérgio Barbian, Ricardo Kempfer, Jean Marco Stoef e Vilmar Fulber.

Dentre as muitas autoridades do agronegócio brasileiro que participam do evento organizado pela CNA está o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.