Rádio Difusora do Paraná

Presidente Bolsonaro e Governador Ratinho estarão amanhã em Foz do Iguaçu

Será assinado amanhã   com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do governador  Ratinho Junior, o acordo que prevê a duplicação dos 8 quilômetros e 700 metros  da Avenida das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Vão assinar acordo para  a duplicação da Rodovia das Cataratas

A obra será financiada, na maior parte, pela Usina de Itaipu, que custeará  136  milhões e 300 mil  dos   139  milhões e 400 mil reais  necessários, sendo que o  restante será bancado pelo governo do Paraná.

O trecho da BR-469 concentra alguns dos principais hotéis da região, o aeroporto e vários dos atrativos turísticos locais, como o Parque das Aves.

A ideia é duplicar, a partir do trevo que vai para a Argentina, até a chegada ao Parque Nacional do Iguaçu.

Umas das intervenções mais esperadas por moradores e visitantes da região,  e principalmente por quem depende do turismo , a obra chegou a ser anunciada outras vezes.

Uma delas foi em 2006, mas o projeto não foi para a frente;  em 2018, estava na lista das propostas aprovadas, mas foi cancelada para custear as despesas decorrentes das promessas feitas ao caminhoneiros para a encerrar a greve.

Conforme o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex o governo do Estado  considera a obra  estruturante para a região, porém como se trata de um trecho federal é  necessário a articulação política.

A partir disso  surgiu a ideia de propor o projeto para Itaipu, nos mesmos moldes do que está sendo feito com a construção da segunda ponte entre Foz e Cidade de Leste , onde a usina arca com os custos e o governo estadual toca a obra.

O passo seguinte foi negociar a delegação da rodovia para o Paraná, o que está em curso.

O projeto executivo da obra foi financiado pela gestão integrada do Fundo Iguaçu, com contribuição espontânea de visitação dos turistas que passeiam na Itaipu, Parque Nacional do Iguaçu e Marcos das Três Fronteiras , e está sendo reajustado.

Depois de aprovada e licitada, o que deve acontecer ainda em 2020, a obra tem previsão de ser executada em dois anos e meio .

Sandro Alex destaca que outros acordos estão em negociação com a Itaipu, como a reforma e a iluminação na ponte Ayrton Senna, em Guaíra, e a construção do contorno da cidade, projetos que somados devem custar  80 milhões de reais.