Apesar dos custos de produção estarem bastante elevados, a bovinocultura leiteira enfrenta um momento positivo se comparado com os últimos meses do ano passado.
O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café e o arroz.
O leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda.
O desafio principal da atividade é aumentar a produtividade e a renda dos produtores que têm o leite como principal fonte de renda.
Pelo faturamento de alguns produtos da indústria brasileira de alimentos na última década, pode-se avaliar a importância relativa do produto lácteo no contexto do agronegócio nacional.
Além da importância econômica, o leite é um alimento de grande valor nutritivo com maior concentração de cálcio, que é essencial para a formação e manutenção dos ossos.
Existem no mercado uma série de bebidas lácteas enriquecidas com vitaminas, minerais e ômegas, assim como leites especiais para as pessoas que não conseguem digerir a lactose.
Ontem o presidente da Comissão de Bovinocultura Leiteira da FAEP e vice-presidente do Conseleite/Paraná, Ronei Volpi, visitou o município de Marechal Cândido Rondon.
Pouco antes do início do Seminário do Conseleite, que apresentou a metodologia empregada para a definição de preços dos produtos lácteos, ele concedeu entrevista a nossa reportagem….