Rádio Difusora do Paraná

Presidente da FAEP repudia proposta de taxação de produtos agrícolas

Pressionado por lideranças do agro, o Governo do Estado retirou da pauta da Assembleia Legislativo o projeto de lei que, entre outras questões, provoca taxação de produtos agrícolas. 

 

Não caiu nada bem entre os representantes do agronegócio a proposta do Governo do Estado de taxar operações de produção rural para financiar parte do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística.

A gritaria, depois que o projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa, foi geral e a pressão chegou no Palácio Iguaçu e nos deputados mais ligados ao setor.

O projeto original encaminhado pelo Executivo fala que o Fundo vai “financiar o planejamento, estudos, execução, acompanhamento e avaliação de obras e serviços de infraestrutura logística em todo o território paranaense, com foco na melhoria do transporte da produção estadual”.

Para isso, propõe taxar as operações, como por exemplo, com produtos como milho, soja, cana de açúcar, mandioca, trigo, entre outros.

A partir da tramitação da matéria na Assembleia Legislativa, muitas entidades e representantes do agro encaminharam expedientes repudiando a iniciativa do governo de Ratinho Jr.

O Sindicato Rural Patronal de Mal. Cândido Rondon foi uma das entidades que repudiou o projeto de taxação e questionou que durante a campanha de reeleição do governador esse projeto jamais foi ventilado.

Outros que se manifestaram contrários ao projeto em questão foram os vereadores de oposição em Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, João Eduardo dos Santos, o “Juca”, e Iloir de Lima, o “Padeiro”.

Eles enviaram ofício ao deputado estadual que preside o MDB paranaense, Antônio Anibelli Neto, pedindo para que o mesmo se posicionasse contrário e auxiliasse para evitar a aprovação da matéria.

Os vereadores da situação, Carlinhos Silva e Cláudio Kohlçer, este licenciado, também encaminharam expediente ao deputado Natan Sperafico, o qual garantir ser contra a taxação pretendida.

Pressionado, Gpverno retirou nesta terça-feira do “pacotaço” de projetos de lei com reformas administrativas no Estado a proposta que previa a criação do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística do Estado do Paraná, com taxações a diversos setores do agronegócio.

Antes dessa decisão, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, havia feito comunicado repudiando a posição do Estado….

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2022/11/FAN-PACHECO-5.mp3?_=1