O presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, chama a atenção dos produtores rurais quanto ao tráfego de máquinas agrícolas nas rodovias da microrregião.
Depois de um plantio atrasado em razão da estiagem vivenciada nos meses de setembro e outubro e do grande volume de chuvas registrado em janeiro, a colheita da safra verão está sendo iniciada.
No início desta segunda quinzena de fevereiro muitos agricultores da microrregião de Marechal Cândido Rondon passaram dessecante em suas lavouras de soja e, agora, estão colocando as colheitadeiras a campo.
Algumas áreas já estão sendo colhidas, no entanto, de acordo com profissionais do setor agronômico, a tendência é que a maior parte das lavouras comece a ser colhida a partir deste final de semana.
Embora muitas lavouras tenham sido afetadas diretamente pela adversidade climática, sobretudo, com o abortamento de vagens da soja a partir das chuvas intensas, a estimativa ainda é de uma boa produção.
Os produtores que mais investiram em suas lavouras dizem que a produtividade pode ser superior a 150 sacas de soja por alqueire, o que vai propiciar uma lucratividade expressiva se os preços se mantiverem.
Além do trabalho que consiste na colheita da soja, os agricultores também estão se voltando a outra frente: “o plantio da segunda safra de milho, a chamada safrinha”.
Com o início da colheita também já está aumentando o número de colheitadeiras, plantadeiras e caminhões nas rodovias regionais, o que requer cuidados redobrados de parte dos produtores.
Preocupado com os riscos de acidentes envolvendo máquinas agrícolas, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapa, recomenda precauções aos agricultores…..