Policial realizou a manobra de Heimlich e devolveu a respiração ao bebê
Policial rodoviário federal salvou bebê de 1 ano que estava engasgado na manhã desta segunda-feira (17), em frente à Unidade Operacional da PRF em Cascavel. O caso aconteceu por volta das 10h, quando um veículo parou repentinamente diante do posto e o motorista desceu pedindo socorro.
Desesperado, o pai contou que o filho havia se engasgado com uma fruta e já não respirava dentro do carro. O bebê apresentava sinais de cianose, indicando falta de oxigênio.
O policial de plantão realizou imediatamente a manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstrução das vias aéreas. Após alguns segundos de procedimento, a criança voltou a respirar.
Minutos depois, uma ambulância do Samu que trafegava pela rodovia parou para prestar atendimento complementar. Os socorristas avaliaram o bebê e constataram que os sinais vitais — como frequência cardíaca, respiratória e saturação — estavam estáveis.
A família, que mora na área rural da região, permaneceu no local até a completa estabilização da criança e foi liberada na sequência.
MANOBRA DE DESENGASGO PARA CRIANÇAS MUDOU; SAIBA COMO FAZER
O objetivo é tentar desobstruir as vias aéreas de forma mais segura e menos invasiva. A recomendação vale para todas as idades — de bebês a adultos.
Nos bebês menores de um ano, a orientação é alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, usando a base da palma da mão, até que o corpo estranho seja expulso ou até que o bebê perca a consciência.
A AHA reforça que não se deve colocar os dedos na boca se o objeto não estiver visível.
Para crianças maiores e adultos, a sequência é a mesma: cinco pancadas nas costas e, se o objeto não sair, cinco compressões abdominais, com o punho fechado acima do umbigo e abaixo do osso do peito.
Caso a vítima desmaie, deve-se iniciar imediatamente as compressões torácicas no ritmo da reanimação cardiopulmonar (RCP).
Treinamento salva vidas
A AHA reforça que qualquer pessoa pode aprender as técnicas de RCP e primeiros socorros.
“A RCP de alta qualidade salva vidas. Isso começa com o aprendizado”, afirmou o médico Ashish Panchal, da Universidade Estadual de Ohio, e presidente do comitê científico da entidade.
Veja no vídeo como fazer corretamente cada manobra com a enfermeira Indiara Jartaman, do Consamu Oeste.
