Rádio Difusora do Paraná

Primeiro caso de Covid-19 é confirmado em Pato Bragado

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado confirmou, há poucos minutos, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no município. Atualizado diariamente, o último boletim registrou 07 notificações, um caso confirmado, 05 negativos, 16 em isolamento gripal e dois suspeitos.

A confirmação partiu do laboratório Lacen, a partir da coleta de amostras das vias aéreas superiores, na sexta-feira (05) e segundo a secretária de Saúde, Neusa Inês Schirmann, o/a paciente já foi contatado/a e está bem. “Além disso todas as pessoas que tiveram contato com essa pessoa, principalmente os familiares estão sendo monitorados, orientados e submetidos aos testes dentro da necessidade”, afirma.

A secretária explica que amanhã (10), às 8 horas, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid -19 irá se reunir de forma emergencial para discutir as novas medidas de prevenção à doença em Pato Bragado.

A secretaria permanece no aguardo do resultado de mais dois casos suspeitos. O recomendado com essa confirmação é de que as pessoas redobrem os cuidados e sigam todas as medidas de prevenção e controle do coronavírus, publicadas em decretos.

MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO À SAÚDE

Desde o início de abril, a administração municipal está seguindo as medidas determinadas para a preservação da saúde e da vida em face da pandemia de Covid-19.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) passou a contar com dois acessos, sendo um destinado especificamente como ambulatório a pessoas com sintomas do coronavírus, evitando ao máximo a possível contaminação. A farmácia passou a disponibilizar um guichê para atendimento das pessoas na parte externa, evitando aglomerações e na sala de vacinas foram providenciadas as medidas para que os idosos não fiquem próximos durante a imunização da Influenza, considerando ainda que está isolada do restante da unidade.

Além disso, diariamente no período noturno, está ocorrendo a desinfecção dos locais em circula um número maior de pessoas, como a própria UBS, indústrias, hospital, farmácias, mercados, rodoviária e outros locais.

A fiscalização no cumprimento das condições impostas pelo Plano de Prevenção à população, bem como os setores da indústria, construção civil, agronegócio, comércio, Secretaria de Saúde (Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Ambulatório Hospitalar e Pronto Atendimento) e unidades privadas (clínicas, consultórios, entre outros), também está em andamento, desde o início de abril. Lembrando que no caso de identificação de algum sintoma ou suspeita de contaminação pelo coronavírus, a primeira medida é ligar imediatamente para o (45) 99969-4608. A Secretaria de Saúde disponibilizou esse número de atendimento 24 horas e imediato da situação por um profissional, na intenção de que a pessoa aguarde os demais procedimentos do setor, em casa.

Fonte: Assessoria da prefeitura de Pato Bragado