Conectado com

Política

Processo de cassação do vereador Adelar será julgado no próximo dia 31

Ele chegou a ser preso em flagrante pelo Gaeco

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon realiza na quarta-feira da semana que vem, dia 31, a sessão extraordinária de julgamento do processo disciplinar que envolve o vereador Adelar Neumann, do DEM.

 

A sessão que vai decidir se ele terá ou não o mandato cassado está marcada para as 18h00.

O vereador é acusado de exigir parte de salário de funcionário comissionado da Prefeitura, que teria sido indicado por ele ao cargo.

Adelar chegou a ser preso no dia 04 de fevereiro deste ano, durante operação decorrente de investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, em conjunto com a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Marechal Cândido Rondon.

Segundo as autoridades, a prisão teria ocorrido logo após o vereador receber parte do salário do funcionário.

Adelar, que nega a acusação e afirma que o dinheiro era parte do pagamento de um empréstimo, foi solto em 25 de março para responder o processo em liberdade e reassumir o cargo na Casa de Leis.

Na Câmara, o processo disciplinar na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi conduzido pela comissão formada por Josoé Pedralli, presidente; Adriano Cottica, relator; e Portinho, membro.

No relatório final sobre o caso, o vereador Adriano Cottica dá parecer favorável à cassação do mandato de Adelar.

Conforme o Regimento Interno do Poder Legislativo e por determinação da Justiça, para que a cassação ocorra são necessários nove votos favoráveis dos 13 vereadores que compõe a Câmara. Adelar também tem direito a voto, na votação que será secreta.

Na defesa do vereador acusado atua o advogado Luciano Katarinhuk.

 

Foto: Cristiano Marlon Viteck

Continue Lendo
Publicidade

Política

Deputado Hussein Bakri mostra força política e libera recursos a mais de 30 municípios do Paraná

Verba, que será destinada a todas as áreas, é oriunda do programa Paraná Mais Cidades do Governo do Estado

O deputado Hussein Bakri (PSD) assinou, nesta segunda-feira (11), a liberação de recursos a 34 municípios de todas as regiões do estado por meio do Paraná Mais Cidades.

O programa conta com um total de R$ 351 milhões, oriundos de economias feitas ao longo do ano pelo Governo do Estado e pela Assembleia Legislativa.

“Ao longo dos primeiros meses de gestão, o Governador Ratinho Junior promoveu economias significativas enxugando a máquina, de forma a permitir a liberação de recursos e investimentos aos municípios ainda neste ano. Com o apoio da Assembleia, que também vem cortando gastos, temos hoje a felicidade de autorizar a destinação de verbas importantes para a vida da população de mais de 30 municípios. É o Governo fazendo a diferença no dia a dia dos mais de 11 milhões de paranaenses”, afirmou Hussein Bakri.

Natural de União da Vitória, no Sul do Paraná, Hussein Bakri tem hoje a missão de representar todo o estado na função de Líder do Governo na Assembleia Legislativa. Por isso, a convite de lideranças regionais, tem percorrido diversas regiões nos últimos meses, com o objetivo de conhecer de perto as demandas da população. Nesses encontros, o parlamentar coletou uma série de reivindicações, que agora estão sendo atendidas com recursos do Paraná Mais Cidades.

A assinatura dos convênios ocorreu no Palácio Iguaçu com a presença do Chefe da Casa Civil, Guto Silva. Foram liberados recursos para os municípios de Antonio Olinto, Barra do Jacaré, Campina do Simão, Campo Magro, Cantagalo, Carambeí, Céu Azul, Cruz Machado, Entre Rios do Oeste, General Carneiro, Guaíra, Guaraniaçu, Inácio Martins, Jaguariaíva, Mallet, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Paula Freitas, Pinhão, Ponta Grossa, Ramilândia, São João do Triunfo, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Telêmaco Borba e União da Vitória.

“Num primeiro momento, apertarmos o cinto com a redução de secretarias, a entrega de aeronaves alugadas, o congelamento de salários do primeiro escalão. Com essa economia, agora estamos podendo transferir recursos aos 399 municípios do Paraná. E o deputado Hussein tem sido um parceiro importante para podermos estar aqui hoje anunciando a liberação desses investimentos, enquanto vemos outros estados do país em grande dificuldade financeira”, disse o Secretário Guto Silva.

Continue Lendo

Política

Vereador Ronaldo Pohl encontra-se com senadores paranaenses Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães

Na noite de sexta-feira (08), durante o evento Prêmio Amop de Jornalismo, realizado em Cascavel, o vereador rondonense Ronaldo Pohl encontrou-se com os senadores do Paraná, Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães.

Na oportunidade, Pohl entregou aos senadores ofícios – assinados por ele e pelo vereador Claudio Kohler (Claudinho), com pautas de interesse de Marechal Cândido Rondon.

Um dos documentos é para que Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães apoiem a instalação de uma extensão da UTFPR no município. Conforme os vereadores, a função social que virásomada à pesquisa e extensão é de extrema importância para o desenvolvimento humano, social e econômico de Marechal Cândido Rondon e das cidades vizinhas.

“Sobretudo se tivermos a honra de termos, nesse novo campus o curso de Medicina, um possível Hospital Universitário no nosso Hospital Municipal”, afirmam Pohl e Claudinho.

Outro ofício é para que os senadores sejam contrários à pretensão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de taxar a geração de energia solar e demais formas de energias renováveis.

O assunto já foi discutido na Câmara de Marechal Cândido Rondon, sendo repudiado por todos os vereadores.

“Entendemos que isso é um ultraje. Há vários movimentos nas unidades da federação e nos municípios para criar incentivos aos cidadãos que optam por um sistema de energia sustentável, justamente por esta questão ser uma demanda nacional e global. Entendemos que essa modalidade deve ser incentivada, e não taxada pela Aneel”, explicam Claudinho e Pohl.

Os senadores demonstraram sensibilidade às propostas e que irão apresentar as demandas aos setores responsáveis em Brasília.

Continue Lendo

Geral

Hussein Bakri libera recursos para a compra de VANs para transportar pacientes rondonenses

O prefeito Marcio Rauber assinou hoje, 11, em Curitiba, a liberação de mais recursos para serem invertidos na área da saúde.

O novo montante foi liberado pelo deputado estadual Hussein Bakri, PSD, que garantiu convênio de 350 mil reais para a compra de duas VANs para transporte de pacientes.

O prefeito Marcio lembra que no começo do mês houve a liberação de 300 mil reais pelo deputado Marcel Micheletto também para a área da saúde, e agora o novo convênio de 350 mil reais é através de esforços do deputado Hussein Bakri……Ouça Áudio…

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.